O que é DNS?

Saiba o significado dessa sigla e a sua importância para a navegação na internet.
  • Visualizações299.662 visualizações
Por Elaine Martins em 28 de Maio de 2012

O que é DNS? (Fonte da imagem: iStock)

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

Como assim?

Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. Para que você não precise digitar a sequência de números no navegador sempre que quiser visitar um site, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site.

O que é DNS? (Fonte da imagem: iStock)

Endereços .com e .com.br

Se você digitar www.baixaki.com.br ou www.baixaki.com na barra de endereços do seu navegador, a página inicial do Baixaki será exibida. Isso significa que o DNS está traduzindo os dois domínios para o mesmo IP, certo?

Errado! Nos casos em que dois endereços diferentes levam ao mesmo site, o que acontece é que uma das páginas faz o redirecionamento do acesso para outra. Por exemplo, ao abrir o endereço .com do Baixaki, você é automaticamente encaminhado ao endereço .com.br. Uma prova disso é que a URL exibida no navegador será sempre aquela com o “br” no final.

Quem gerencia isso?

Para que o sistema de endereços IP e DNS funcione corretamente, é preciso ter uma coordenação global. Ou seja, em qualquer lugar do mundo, para você abrir o Tecmundo, por exemplo, é só digitar www.tecmundo.com.br.

Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!