O que é cracker?

Um dos malfeitores virtuais mais amados e odiados dos últimos tempos.
  • Visualizações92.161 visualizações
Por Elaine Martins em 1 de Junho de 2012

O que é cracker? (Fonte da imagem: iStock)

Os crackers são pessoas aficionadas por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programas com fins criminosos. Em alguns casos, o termo “Pirata Virtual” é usado como sinônimo para cracker.

Diferente do que se prega na mídia, hackers e crackers possuem propósitos totalmente diferentes. Enquanto o primeiro grupo visa tornar a informática acessível a todos e apenas apontar possíveis falhas de um sistema, o segundo conjunto invade computadores e quebra sistemas de segurança procurando lucrar o máximo possível com a ação.

Apesar de alguns hackers irem de encontro à lei, eles são movidos pela intenção de promover o conhecimento e o auxílio a terceiros, mas nunca de autopromoção ou destruição do trabalho alheio.

Cracker e crakeado. Qual a diferença?

Os termos utilizados para nomear os malfeitores da internet também dão origem a outras gírias virtuais. O cracker, como explicado acima, é a pessoa que invade os sistemas a fim de quebrar os códigos de segurança.

O que é cracker? (Fonte da imagem: iStock)

Quando o malfeitor tem sucesso em suas ações, diz-se que o programa invadido foi crackeado, ou seja, teve a sua segurança quebrada. Há ainda o termo crack, que normalmente é utilizado para fazer referência a uma ferramenta desenvolvida pelo cracker a fim de alterar chaves de registro e licenças de uso de aplicações pagas.

Lembre-se: programa crackeado significa pirateado, ou seja, é crime! Portanto, tome muito cuidado com seus passos pelo mundo virtual, pois, assim como no mundo real, há inúmeras armadilhas nos esperando a cada clique ou descuido.

Outros grupos

Além dos crackers de programas ou sites, há os Phreakers. Estes são mais focados em invadir equipamentos eletrônicos e sinais de TV a cabo ou burlar sistemas telefônicos. Há também os Carders, que são os crackers de cartões de crédito e sua meta é roubar senhas para poder realizar desde compras online até saques em caixas eletrônicos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!