Bug na GPU GTX 970 pode comprometer desempenho em até 20%

1 min de leitura
Imagem de: Bug na GPU GTX 970 pode comprometer desempenho em até 20%

Desde que foi lançada, a GPU NVIDIA GeForce GTX 970 rapidamente entrou nas listas das placas de vídeo com melhor relação custo-benefício do mercado. Além disso, a arquitetura Maxwell tem se mostrado realmente eficiente e a maior parte dos consumidores não parece ter muito o que reclamar da GPU.

Entretanto, de acordo com o site ExtremeTech, um bug de memória encontrado na GPU pode fazer com que o desempenho se torne “sofrível” em algumas circunstâncias. Basicamente, para acessar um bloco de RAM, os controladores de memória devem manter sempre a mesma latência e levar o mesmo tempo, não importando se esse bloco está situado nos primeiros 500 MB ou nos últimos 500 MB de VRAM.

O que está acontecendo, segundo o site, é justamente o oposto, ou seja, quanto mais “longe” está o bloco, mais tempo a GPU está levando para acessá-lo. Os impactos desse bug ainda são incertos, mas dados preliminares mostram que pode haver uma perda de desempenho de até 20%.

Ainda não se sabe se estamos falando de um problema crônico das GPUs ou tratam-se de casos isolados. A NVIDIA destacou que está ciente dessa situação e que trabalha para providenciar uma atualização assim que possível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.