20 comandos de voz do Novo Moto X que você precisa conhecer

3 min de leitura
Imagem de: 20 comandos de voz do Novo Moto X que você precisa conhecer
Imagem: Colombo

Quando o primeiro Moto X foi lançado no Brasil pela Motorola, a lista de comandos de voz que estavam disponíveis em português era pequena, mal passava de meia dúzia. Com atualizações constantes, a fabricante melhorou significativamente essa condição no modelo de 2013 e, agora, com a chegada do segundo Moto X, as possiblidades de comandos de voz aumentaram bastante.

Há uma série deles que a própria Motorola desenvolveu para o lançamento deste ano, como a integração por voz ao WhatsApp, Facebook e YouTube, mas outros são basicamente atalhos que o Google Now já oferece e o smartphone tira proveito de forma inteligente.

Por isso, se você comprou o Novo Moto X recentemente ou está querendo saber mais sobre os comandos de voz antes de adquiri-lo, nós preparamos uma lista com as principais ações do Novo Moto X para você conhecer como isso funciona.

Não se esqueça de conferir a nossa superanálise sobre esse aparelho para saber mais detalhes desta e de outras funções.

Obs. Antes de usar qualquer um desses comandos, é preciso dizer sua frase personalizada de inicialização. Assim que o barulhinho característico do aparelho for ouvido, você já pode introduzir uma das frases a seguir.

  1. Definir alarme: Diga “definir alarme para as sete da manhã”. O celular vai confirmar a operação com um retorno também por voz.
  2. Mensagens de voz da caixa postal: Diga “verificar meu correio de voz”. O aparelho fará uma ligação para o correio de voz da sua operadora.
  3. Google Maps: Diga “navegue para (ou “ir para”): Rua Marechal Deodoro, número 9999”. O smartphone fará a pesquisa do endereço e iniciará a navegação curva a curva do Google Maps.
  4. Encontrar o celular na sua bagunça: Diga “cadê meu celular?”. O aparelho vai entender o comando e começará a tocar um bipe que só para quando você encontrar o smartphone.
  5. Tirar uma foto: Diga “tirar uma foto” para fotografar com a câmera traseira ou fale “tirar uma selfie” para usar a câmera frontal. O aparelho começa uma contagem regressiva de três segundos após o comando de voz e, então, tira a foto.
  6. Executar aplicações: Diga “abrir” seguido do nome de um app instalado no smartphone para abri-lo.
  7. Ligar para alguém: Diga “ligar para Josefina”, por exemplo, trocando esse nome pelo de alguma pessoa da sua agenda. Se tiver mais de um indivíduo com o mesmo nome, o Moto X vai perguntar para qual delas deve ligar. Você confirma com a voz, e a ligação é iniciada.
  8. SMS: Diga “enviar mensagem para Aldebaran”, trocando esse nome pelo nome de um contato na sua agenda. Imediatamente complete o comando com um “dizendo” e dite a mensagem desejada.
  9. Lembrete: Diga “lembrar-me de” e dite o lembrete. No fim do lembrete, você pode completar o comando dizendo “às sete horas da noite”, por exemplo, para marcar o horário.
  10. Tempo: Diga “previsão do tempo” ou “como está o tempo em Curitiba?”, por exemplo. O Google Now será aberto e mostrará a previsão dessa e de qualquer outra cidade.
  11. Ler notificações: Diga “novidades?” para que o celular lhe confirme o horário atual e leia todas as suas notificações. Quando há mais de uma delas vindas de um mesmo app, ele apenas fala quantas são e não dita seu conteúdo.
  12. Anunciar ligações e mensagens: Diga “fale comigo” e, em seguida, o aparelho manterá o sistema de anúncios de ligações e mensagens ativo por 30 minutos. Se alguém ligar ou mandar um SMS, o aparelho diz quem está ligando ou lê o conteúdo das mensagens.
  13. Colocar no silencioso: Diga “boa noite” para o smartphone silenciar todos os sons e deligar a Moto Tela.
  14. Tirar do silencioso: Diga “bom dia” para tirar o smartphone do silencioso e religar a Moto Tela.
  15. Facebook: Diga “postar no Facebook” e dite uma mensagem. Com isso, o conteúdo da mensagem será enviado à rede social como uma atualização de status. O celular pede uma confirmação antes de completar a ação.
  16. WhatsApp: Diga “enviar um WhatsApp para” e fale o nome de um contato. Em seguida, o aparelho vai perguntar qual seria o conteúdo da mensagem, e você poderá ditá-la. Por fim, será necessário mais uma confirmação para completar o envio.
  17. Ouvir música: Diga “tocar Capital Inicial no YouTube” para ouvir as músicas dessa banda na plataforma de vídeos da Google. Você pode trocar o nome da banda por qualquer outra ou dizer o nome de uma música específica ou canal.
  18. Pesquisar na web: Diga sua frase de inicialização e dite o conteúdo da pesquisa. O Google Now vai realizar a pesquisa na internet.
  19. Perguntas específicas: Você pode fazer várias perguntas que possuem respostas na web. Por exemplo: “Quem é a presidente do Brasil?”, “Qual é a distância para a Lua?”, “Onde fica Piraquara?” e assim por diante.
  20. Conferir os comandos de voz: Diga “ajuda” ou “obter lista de comandos”. Uma tela vai mostrar as principais possibilidades do smartphone.

O Moto Maxx, o mais novo smartphone Premium da Motorola, deve possuir essas mesmas possibilidades de comandos de voz.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.