Elevadores a vácuo vão levar ambientalistas às alturas pela diferença de pressão

1 min de leitura
Imagem de: Elevadores a vácuo vão levar ambientalistas às alturas pela diferença de pressão

A empresa Pneumatic Vacuum Elevators LLC dispõe de tubos pneumáticos com uma capsula hermética que leva o usuário de um andar ao outro utilizando apenas a diferença de pressão para fazer o serviço.
O Elevador Pneumático à Vácuo exibe diversas vantagens com relação aos seus concorrentes tradicionais:

  • Não é necessário cavar um fosso em baixo do elevador;
  • Utiliza apenas a energia de uma tomada 220v;
  • Não utiliza energia elétrica quando o elevador está descendo (o sistema apenas deixa entrar ar aos poucos no compartimento superior para efetuar a descida);
  • Não é necessário lubrificar os sistemas com óleo e a manutenção é de baixo custo;
  • Visibilidade de 360 graus;
  • Instalação em dois dias, sem a necessidade de efetuar grandes obras;
  • Uso em até quatro andares.

O sistema de funcionamento do elevador a vácuo é simples e engenhoso: em um tubo hermeticamente fechado, os engenheiros colocaram uma capsula com plataforma vedada e, ao diminuir a pressão na parte superior da plataforma, a capsula inteira sobe.

Esquema mostrando o funcionamento do elevador a vácuo.

É tão simples quanto puxar água para dentro de uma seringa simplesmente levantando o êmbolo. Veja na prática o funcionamento do sistema no vídeo abaixo:

Uma das maiores vantagens do sistema é o consumo de energia. Como utiliza apenas um compressor para retirar o ar da parte superior do tubo, o consumo de energia do elevador é bastante reduzido. E a descida não gasta praticamente energia nenhuma, visto que o compressor não precisa trabalhar, apenas deixar o ar entrar.

E para quem acha que o sistema não é seguro, o fabricante garante que a certificação ASME A17.7 é bastante rigorosa em suas especificações. O preço de instalação dos elevadores à vácuo varia, e infelizmente o sistema não está disponível no Brasil. Mas para quem tem uma grana boa pode pedir um orçamento mesmo assim. Quem sabe eles não vêm instalar por aqui?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.