Primeiro vídeo do mundo feito com tecnologia HDR impressiona por sua beleza

Os detalhes da técnica usada ainda não foram revelados, mas o resultado é incrível!

Foi produzido, esta semana, o primeiro vídeo com tecnologia HDR, que usa a justaposição de imagens com diferentes graus de exposição à luz para construir um resultado final com contraste muito mais nítido e qualidade indescritível.

A tecnologia HDR já era uma das grandes promessas no mundo da fotografia. O próprio iPhone 4 acaba de receber a novidade em suas lentes e já tira fotos com Grande Alcance Dinâmico (tradução da sigla HDR). Para saber mais sobre assunto, leia os artigos que o Baixaki preparou: O que é HDR? e Como fazer imagens HDR.

O vídeo foi produzido pela Sovie Montage Productions, um pequeno estúdio instalado em São Francisco, nos Estados Unidos. Para montá-lo foram usadas duas câmeras Mark II, da Canon. A escolha do equipamento, segundo o produtor, foi devido ao rendimento fantástico da máquina combinado ao “preço modesto”.

O vídeo acima exibe as imagens capturadas por cada uma das câmeras, uma delas com alto grau de exposição à luz e a outra com baixo grau, e depois o resultado da justaposição. Repare que a imagem de um corpo humano parece sofrer muito mais alterações do que as paisagens.

A técnica usada para unir as imagens das duas Mark II não foi revelada pelos produtores do filme, mas é provável que muitas ferramentas de processamento tenham sido aplicadas na pós-produção antes que surgisse o resultado final.


Comentários (85)


  • carlos carlos
    em 3/7/2011 às 17:31h 0

    para video de um jogo de video game muito massa!

  • Cleverson Acessado pelo Facebook Cleverson
    em 14/9/2010 às 11:15h 1

    Incrivel, fico parecendo aqueles videos de jogos (Call Of Duty, Bad company) com foto é facil fazer, mas com video, deve ser bem complicado.


    .
    A tecnica HDR Não vai substituir Full HD, 3D nem coisa alguma, ela não tem relação com resolução e definição de imagem, é apenas uma tecnica que combina imagens de baixa exposição com imagens de alta exposição com a finalidade UNICA de cria um efeito de COR surreal. E não é toda imagem que tem um resultado bom em HDR, pois ela distorce completamente a realidade de cores, contrastes, sombras... É bom pra criar videos onde se queira chegar a esse efeito, porem em um filme acredito que não vai ser muito interessante. Uma tomada de imagem real em uma cidade por exemplo vai ficar parecendo uma coisa totalmente surreal, computação grafica, uma cidade de conto de fadas... e a definição da imagem tambem reduz, pois são 2 ou 3 imagens sobrepostas isso compromete um pouca de nitidez da imagem em fotos, em video esse comprometimento deve ser maior ainda.

  • Flavio Flavio
    em 13/9/2010 às 15:09h 0

    Vocês realmente não sabem do que estão falando... substituir 3D? Substuir Blu-ray e Full HD? Blu-ray é um tipo de disco de banda de dados. Full HD é uma resolução de tela. HDR é um tipo de tecnologia para captura de imagens. Eles NÃO possuem relação direta... Por exemplo... a camera com HDR vai continuar sendo Full HD... e ainda poderá colocar tais imagens em um Blu-ray.

  • João Henrique Quoos João Henrique Quoos
    em 13/9/2010 às 14:29h -1

    Não foram usadas duas câmeras.

  • Anderson dos Santos Lima Anderson dos Santos Lima
    em 13/9/2010 às 13:42h 0

    Bom, o video realmente é muito legal. Dá um ar de jogo, tipo Half Life. Mas sei lá, ainda prefiro o 3D. =)

  • karliane de sousa karliane de sousa
    em 12/9/2010 às 21:50h 0

    Essa tecica aumenta bastante o realismo, mas fica meio que artificial parece mesmo cenário de jogo.

  • tchago tchago
    em 12/9/2010 às 19:43h 0

    Muito bom. Mas a galera realmente não sabe o que fala. HDR já é usado em games, e não tem NADA a ver com vídeo FullHD ou BlueRay. Informem-se antes de abrir a boca pra falar asneira. Acho que nem se deram ao trabalho de ler o que escreveram nessa matéria, quem dirá pesquisar o que é HDR. Luz direcional sobre ponto estratégico?? Que isso!?!? A luz era a do sol, a "graça" tá justamente no tratamento de imagem...

  • evandro Acessado pelo Facebook evandro
    em 12/9/2010 às 16:12h 0

    isso num é uma coisa muito dificil de se fazer em fotos mais em video é um poco complicado
    são dois videos em alpha sobrepostos só isso
    o lugar é em san frascisco observa as pontes la atras

  • Rodrigo Londero de Souza Rodrigo Londero de Souza
    em 12/9/2010 às 14:01h 0

    sei lá, precisa de algum óculos especial? não notei grande diferença...

  • Kennedy Batista Lemes Kennedy Batista Lemes
    em 12/9/2010 às 00:14h 0

    Muito louco.. parece um efeito de photoshop!

Shopping Baixaki

Assuntos Relacionados