Treadway: e se sapatos fossem motorizados?

2 min de leitura
Imagem de: Treadway: e se sapatos fossem motorizados?

Se você tem mais de 20 anos, certamente já passou vontade ao ver uma criança usando tênis com rodinhas na sola, pensando “por que na minha época não existia nada do gênero?”. Calma, os bons tempos estão de volta!

Os sapatos motorizados não são mais um objeto fora da realidade. O Treadway Weareble traz sapatos para o dia-a-dia motorizados com baterias de íon-lítio e um controle sem fio que movimenta seu corpo sem a necessidade de andar, apenas de se equilibrar nas rodinhas.

Criado por Peter Treadway, esta belezinha começou com protótipos grandes e desengonçados, criados com rodas de bicicleta, patinetes dobráveis e muita correria até o estado em que se encontra atualmente.

Deslize ou ande pela cidade

Imagem: Treadway Mobility

Eles foram desenhados especificamente com o objetivo de ajudar você a se movimentar pela cidade, de forma a deixar seu carro de lado enquanto passeia por aí. Isso quer dizer que ele não substitui outros meios de locomoção, apenas é mais um dispositivo economizar tempo, além de divertir.

Neste momento, o dispositivo já é uma realidade, com testes de protótipos concluídos e várias características melhoradas. Porém a versão mais avançada do projeto, desenhada para vendas, ainda requer a liberação de patente para ser aceita como viável.

Entretanto, este passo está muito perto de acontecer. O Treadway é participante com alta probabilidade de receber o prêmio conceituado de design internacional James Dyson, o que traria uma boa grana para produzir os sapatos motorizados também em âmbito industrial.

Um dos protótipos chega a 15 milhas por hora, ou seja, quase 24 quilômetros por hora em termos de velocidade. Entretanto, o produto final deve andar um pouco mais devagar do que isso, ainda não se sabe quanto.

Encaixe para os pés

A última versão do Treadway e que está concorrendo ao prêmio não é, de fato, um par de sapatos. Na realidade, ele é composto por um par de acessórios para os seus pés, como se você colocasse botinhas ou qualquer acessório do tipo em volta dos calçados. A vantagem é que são totalmente descolados e, o que é melhor, motorizados.

O Treadway possui nas laterais baterias de íon-lítio recarregáveis, inseridas na parte da panturrilha, onde sua perna fica encaixada. As baterias também alimentam a luz LED que se encontra na parte de trás da perna, para que você fique seguro não apenas durante o dia, mas os carros o vejam durante a noite.

Design que concorre ao prêmio James Dyson

Imagem: Treadway Mobility

As rodas são movimentadas independentemente por meio de motores e controlados por um dispositivo sem fio, que dará o rumo para seus pés. Assim como os patins, é preciso tomar cuidado com a aceleração e, principalmente na hora de frear, para não cair de cara no chão.

Porém, diferente dos patins, você não precisa retirá-los para andar. A ideia é que, a qualquer momento, você possa escolher a opção de caminhar, mesmo com o dispositivo nos pés. Isso devido à parte plana que se encontra na sola, algo que você não encontra nos patins, por exemplo.

Fique na torcida

Conforme já dissemos, o Treadway é uma realidade. Entretanto, o design final ainda não está disponível nas lojas. Por isso, o que vale é a torcida para que o protótipo receba o tão badalado prêmio e ganhe os pés da turma toda.

Assim, você pode finalmente voltar a ser criança e não mais reclamar que as rodinhas nos tênis não eram da sua época. Ou que sua época era muito melhor por não ter rodinhas, sabe como é...

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.