Indiano é dono da maior coleção de câmeras antigas do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Indiano é dono da maior coleção de câmeras antigas do mundo

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/India Book of Records)

Dilish Parekh tem a coleção dos sonhos de todo fotógrafo: ele era o dono anterior do recorde da maior coleção de câmeras fotográficas antigas, com um total de nada menos que 2.634 delas. Esse recorde, porém, acaba de ser quebrado, de acordo com o India Book of Records – não por outro aficionado por câmeras, mas pelo próprio Parekh.

Segundo o DNA India, o fotojornalista chegou perto de dobrar sua coleção: o novo recorde estabelecido por ele é de 4.425 câmeras. Esse trabalho tomou dele 25 anos de trabalho (além de vários anos de seu pai, que passou a Parekh sua impressionante coleção de 600 aparelhos), procurando dispositivos em mercados de pulgas, entrando em contato com estúdios antigos e conhecedores e até mesmo colocando anúncios de jornais.

É claro que uma coleção dessas traz alguns aparelhos bastante raros. Entre todas as milhares de câmeras, de marcas como Rolleiflex, Canon, Nikon, Kodak, Zeiss e Linof, sua mais rara é a Leica 250, que teve apenas mil unidades produzidas em 1934. Outras igualmente impressionantes são a Bessa II, um modelo fabricado em 1962 na Alemanha, e a Tessina L, que está entre as menores e mais leves câmeras de 35 mm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.