Como restaurar as configurações de fábrica do Windows em seu notebook

O computador está lerdo ou você pretende vendê-lo? Recupere suas configurações inicias e deixe a preocupação de lado.
  • Visualizações186.817 visualizações
Por Allan Valin em 22 de Junho de 2010

A maioria dos computadores comprados de grandes fabricantes já vem pré-configurada de fábrica, principalmente no caso de notebooks. Isso acontece porque podem existir determinadas teclas especiais no computador ou outras características que requeiram drives especiais para a função – como uma tela touchscreen.

Caso o seu computador seja infectado por um vírus ou você simplesmente decida revendê-lo, uma boa ideia seria restaurar as configurações iniciais para deixá-lo com cara (e funcionalidade) de um PC novo em folha.

Para isso você tem duas opções – contudo, é necessário fazer um backup de todos seus arquivos, independente da escolhida: formatar o computador ou usar o programa de restauração do próprio fabricante.

Caso decida pela primeira opção, confira os seguintes artigos: "Como reparar o Windows sem ter o disco de instalação?", "Dicas do Windows 7: crie um disco de recuperação" e "Como formatar o Windows".

A maneira mais fácil

Já no caso da segunda alternativa, é necessário rodar o programa do fabricante. Cada um possui um com nome diferente, mas todos apresentam “recovery” (ou termo parecido) no nome.

Conheça os nomes dos mais famosos (use o nome da fabricante como referência para saber qual destes você deve procurar e rodar): Acer eRecovery, ASUS Recovery Partition, Dell Factory  Image Restore, Gateway Recovery Management, HP PC System Recovery e Sony Vaio Recovery Wizard.

Quando você comprou seu notebook, provavelmente deve se lembrar de o vendedor ter dito algo sobre gravar o programa de restauração num CD antes de começar o usar o PC. Pois bem, caso tenha feito isso, procure esse CD e o utilize para restaurar as configurações de fábrica (no caso de o programa ter sido considerado obsoleto e desinstalado).

Antes de começar a restauração, no entanto, lembre-se de fazer o backup dos arquivos importantes e drives do sistema, pois há a chance de muitos deles serem perdidos durante o processo – o que obrigará você a baixar todos eles da internet (ou do site de suporte do fabricante).

Basta esperar

Para começar o processo, rode o programa de restauração do fabricante e confirme a mensagem que vier a aparecer – sobre você ter certeza que deseja continuar. Então, será necessário esperar meia hora (ou mais – depende da velocidade do computador).

Nesse ínterim, haverá duas reinicializações de sistema e depois da segunda é necessário configurar o Windows – criar conta de usuário e inserir quaisquer códigos de ativação que venham a ser necessários (assim como na primeira vez que você ligou seu notebook).



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!