Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado?

Comparação entre a GeForce GTX 680M e a Radeon HD 7970M mostra que os produtos possuem desempenho geral semelhante.
  • Visualizações128.065 visualizações
Por Felipe Gugelmin em 4 de Outubro de 2012

Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo

Não é só no mercado de desktops que a NVIDIA e a AMD competem pela preferência dos jogadores. Embora as GPUs voltadas para notebooks ainda tenham características mais humildes do que suas versões convencionais, elas se mostram cada vez mais capazes de trabalhar com cargas pesadas de trabalho, rodando games de última geração sem grandes dificuldades.

O Notebook Check teve acesso a dispositivos equipados com as placas de vídeo Radeon HD 7970M e GeForce GTX 680M, hardwares mais avançados disponíveis atualmente. Após uma série de testes de desempenho, foi possível chegar a uma conclusão de qual o produto mais poderoso disponível no mercado. Confira abaixo a análise completa dos aparelhos e a conclusão obtida pelo site.

Sistema utilizado – Notebook XMG P702 Pro

Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

  • Display Full HD de 17,3 polegadas;
  • Windows 7 Home Premium 64-bit;
  • Chipset Intel HM77;
  • Processador Intel Core i7-3720QM;
  • 8 GB de memória RAM DDR 3 (1.600 MHz);
  • Memória SSD Samsung 830 Series de 128 GB;
  • HD Samsung Spinpoint M8 HN-M101MBB de 1 TB.
  • Os competidores

    Geforce GTX 680M

    • 720 MHz de frequência principal;
    • 4.096 MB de memória RAM GDDR5 (1.800 MHz);
    • 1.344 núcleos CUDA;
    • 32 ROPs;
    • 112 TMUs;
    • Barramento de 256-bits;
    • Bandwith de 115,2 GB/s
    • 23 GPix/2 e 80,6 GTex/s;
    • Arquitetura Kepler de 28 nanômetros.

    Radeon HD 7970M

    • 850 MHz de frequência principal;
    • 2.048 MB de memória VRAM GDDR5 (.1200 MHz);
    • 1.280 processadores de fluxo;
    • 32 ROPs;
    • 80 TMUS;
    • Barramento de 256-bits;
    • Bandwith de 153,6 GB/s;
    • Arquitetura GCN de 28 nanômetros.

    Recursos

    No que diz respeito aos recursos oferecidos, a GPU da NVIDIA se sobressai por oferecer algumas comodidades a mais do que sua principal concorrente. Além de trabalhar melhor com conteúdos 3D, a GeForce GTX 680M oferece uma tecnologia de física mais robusta (PhysX), maior compatibilidade com placas de vídeo integradas e apresenta uma maior facilidade para o trabalho com múltiplas unidades de processamento gráfico.

    O único quesito no qual a Radeon HD 7970M realmente se destaca é em sua capacidade de trabalhar facilmente com múltiplos monitores. Já as ofertas de controladores de áudio e decodificadores de vídeo são bastante semelhantes entre os dois produtos, e não há um real vencedor quando uma comparação é estabelecida.

    Benchmarks

    3D Mark

    Nos testes de benchmark envolvendo o software 3D Mark, os resultados apresentados pelas GPUs foram bastante semelhantes, pendendo para um ou outro lado dependendo do quesito avaliado. Enquanto no 3DMark Vantage ambas marcaram cerca de 21 mil pontos, no 3DMark 11 a opção da NVIDIA teve um desempenho ligeiramente melhor: 6 mil pontos contra os 5.600 da concorrente.

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

    Por outro lado, no Unigine Heaven, ambas marcaram uma média de 74 fps, embora a HD 7970M tenha capacidade de obter uma performance ainda melhor — quando o controlador Enduro não está habilitado, o resultado obtido pela GPU passa de 46 mil para 95 mil pontos.

    Benchmarks CAD

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

    Quando se leva em consideração o desempenho CAD das GPUs, a Radeon HD 7970M vence facilmente seu principal competidor. Além de ser 200% vezes mais rápida que a GTX 680M no SPECviewperf 11, ela também apresenta um maior potencial nos testes Tcvis e Siemens NX, além de ser de 60 a 160% mais eficiente no Ensigh, Ligthwave, Pro/Engineer e SolidWorks.

    Desempenho em games

    Tanto a Radeon HD 7970M quanto a GTX 680M apresentam um desempenho excelente em games, permitindo jogar vários títulos recentes com todos os recursos ligados. Jogos como Battlefield 3 e Crysis 2 podem ser aproveitados em todo o seu potencial sempre ficando com uma taxa de quadros por segundo superior a 30 fps.

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

    Quando o controlador Enduro está desabilitado, a GPU da AMD possui um desempenho ligeiramente superior, situação que se inverte quando o recurso está ligado. Provavelmente devido ao fato de que ambas as placas ainda não contam com drivers realmente aprimorados para elas, em geral não há uma diferença notável entre as duas nesse quesito.

    Nível de barulho

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

    Durante o uso normal de um notebook, ambos os dispositivos são igualmente silenciosos. Porém, após mais de uma hora de jogatina seguida, a HD 7970M provoca um som ligeiramente mais audível que a GTX 480M, apesar de ambas nunca passarem dos limites aceitáveis.

    Temperatura

    Quem se preocupa com o superaquecimento da máquina que utiliza deve optar pela GTX 480M, que apresentou um desempenho superior nesse quesito. Em games como Battlefield 3, por exemplo, a placa de vídeo atinge uma temperatura máxima de 70° — valor que sobe para 85°C durante o teste Furmark+Prime.

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

     

    Em comparação, a Radeon HD 7970M atinge temperaturas de até 95°C, além de diminuir sua frequência de operação dependendo das condições alcançadas. Com isso, não só a superfície de um notebook equipada com a GPU costuma ser mais quente, como o desempenho do aparelho tende a cair em situações mais exigentes.

    Consumo de energia

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Reprodução/Notebook Check)

    Assim como acontece no mercado de GPUs para desktops, as versões portáteis dos dispositivos Kepler possuem um desempenho energético bastante superior àqueles construídos com a arquitetura GCN. Enquanto o consumo da GTX 680M variou entre 99 e 109 W, a HD 7970M atingiu valores que variaram entre 106 e 131 W durante o teste 3DMark 06.

    Preço

    Apresentando uma diferença de preço médio de US$ 380 em relação à sua principal concorrente, a GTX 680M pode ser considerada uma opção reservada somente a quem não se preocupa muito com dinheiro. Quem leva em consideração somente o desempenho bruto em games e não quer gastar muito tem na HD 7970M uma opção muito mais atrativa, apresentando uma melhor relação entre custo e benefício.

    Veredito

    Em geral, o produto da NVIDIA possui a superioridade técnica em comparação com aquele fabricado pela AMD. Além de operar de forma mais silenciosa, o dispositivo desperdiça menos energia, o que se reflete em uma menor temperatura geral do notebook e no prolongamento do tempo de vida da bateria do dispositivo utilizado.

    Recursos como o PhysX e o 3D Vision são os principais destaques do produto, já que nenhuma tecnologia semelhante pode ser encontrada na Radeon HD 7970M. Além disso, o controlador Enduro utilizado pela AMD prejudica seriamente o desempenho de sua GPU, atuando como um verdadeiro pesadelo quando comparado à solução Optimus desenvolvida pela NVIDIA.

    Qual a melhor placa de vídeo para notebooks do mercado? (Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

    Porém, caso sua intenção seja simplesmente jogar games recentes, não há muita diferença entre os dois hardwares. Nesse quesito, o produto da AMD leva a vantagem por apresentar um custo bastante reduzido em comparação à sua concorrente, algo que deve atrair a atenção de uma grande quantidade de consumidores.

    Caso a empresa consiga aprimorar a tecnologia Enduro, os produtos sucessores da HD 7970M têm tudo para dominar completamente o mercado. Porém, levando em consideração a situação atual, os dispositivos da NVIDIA ainda são a escolha certa quando se pesa quesitos como balanço, confiabilidade e versatilidade.

    Fonte: Notebook Check



    Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
    Colabore com o autor clicando aqui!