Kit Básico 2010: programas que não podem faltar no seu netbook

12 min de leitura
Imagem de: Kit Básico 2010: programas que não podem faltar no seu netbook

Desde a sua chegada, o netbook revolucionou o mercado de informática mundial. Diversas marcas renomadas de desktops e notebooks se viram tentadas a participar da febre dos pequenos computadores super portáteis. A grande razão desse sucesso está no preço desses netbooks, que custam em torno de R$ 1.000. Os preços atrativos, a velocidade de conexão e a praticidade de um computador a qualquer momento e em qualquer lugar simplificam a vida de qualquer tipo de usuário.


Bem, se você é um dos usuários de netbooks, precisa saber algumas coisas a respeito da sua escolha. Como se trata de um computador pequeno, a capacidade de processamento dele não é muito forte. Por isso, programas pesados ou muito complicados não são recomendáveis ao uso neste tipo de computador. Outro fator está no fato de ele não possuir qualquer drive – quer seja de CD/DVD/Blu-ray ou os tão distantes disquetes. Logo, não é possível instalar programas grandes a partir de mídias.

As entradas USB são o grande forte desse pequeno notável. E é nelas que se deve focar. As USBs assim como os aplicativos web são as formas mais recomendadas de uso de ferramentas em netbooks. Por isso, o Baixaki preparou uma superseleção de programas, drivers e uma série de utilitários leves, rápidos e alguns até dispensam instalação. Por isso, prepare suas memórias flash e navegadores: o seu netbook acaba de ficar mais completo.

Como qualquer outro computador, o netbook precisa de alguns pré-requisitos para funcionar bem e acessar a internet sem problemas. Garanta esse funcionamento correto com os seguintes programas, atualizações e drivers.

Atualizações

Windows XP Service Pack 3 – Terceiro pacote de atualizações, essenciais para o Windows XP, que corrige falhas e aperfeiçoa o sistema.
Windows Vista Service Pack 1 – O tão esperado pacote de atualizações para o Windows Vista chegou e está recheado de aprimoramentos!
Microsoft .NET Framework 1.1 – Instale o .NET Framework 1.1 e arquivos associados (em português).
Microsoft .NET Framework 2.0 – Instale a nova versão do .NET Framework (2.0) e arquivos associados (em português).
Microsoft .NET Framework 3.5 – A nova versão do .NET Framework (3.0), que promete ser o novo modelo de programação para Windows.

Plugins

Alguns sites, jogos e aplicativos online dependem de boa parte desses plugins abaixo. Por isso, não deixe de tê-los instalados no seu netbook – eles são essenciais!

Adobe Flash Player – A Adobe cria o Flash, designers o conteúdo e você se delicia com a versão 10 do plugin mais usado da web.
Microsoft Silverlight – Já é possível utilizar a tecnologia que promete deixar o Flash obsoleto. Baixe o plugin para o seu navegador!
Java Runtime – Programa necessário para executar aplicativos Java e acessar sites de alguns bancos.
Adobe Macromedia Shockwave Player – A nova versão de um dos plugins mais utilizados na web para rodar programas e jogos online já está disponível.
Adobe Reader – A última versão do leitor de PDF exibe filmes integrados aos documentos e agora está disponível em português.
K-Lite Mega Codec Pack – Tudo o que você precisa para reproduzir arquivos de áudio e vídeo.

Drivers

Para não ter problemas com os drives de suas placas de som e de vídeo, alguns programas podem ter grande utilidade. Encontre-os na lista abaixo.

DriverMax - Faz backup de todos os seus drivers para você reinstalá-los quando necessitar.
nVidia ForceWare Drivers - O Baixaki organizou os drivers para as placas de vídeo GeForce de todos os sistemas. É só escolher e baixar.
Realtek Drivers (rede) - Conjunto de drivers para placas de rede Realtek das séries RTL 8139, 810x, 8169 e 8110.
nVidia nForce - Conjunto de drivers de áudio para placas-mãe que utilizam chipsets nVIDIA nForce 1, 2, 3 e 4.

ATI Catalyst Display Driver - A AMD liberou os novos drivers para as placas de vídeo ATI e o Baixaki reuniu todos para facilitar sua vida! (XP e Vista)

Realtek Drivers (áudio) - Conjunto de drivers atualizados para placas de som Realtek AC´97. (XP e Vista)

Navegadores

Como o foco principal do seu netbook é ser um computador fácil de conectar com a internet, nada melhor do que um navegador simples e prático de usar, correto? Conheça aqui os navegadores indicados para isso.

Mozilla Firefox 3.0 – A primeira atualização de segurança da 3ª geração chegou para botar fogo na concorrência.

 

 

Internet Explorer 8 - O navegador mais usado do mundo fica melhor a cada nova versão, e a 8 veio para arrebentar!

 

 

Opera 10 - Confira a versão Beta do Opera 10, que já apresenta total funcionalidade com a Internet e seus recursos.

 

https://www.baixaki.com.br/imagens/53549/17018.jpg

Google Chrome - O Google pega todos de surpresa e impressiona com o lançamento do seu próprio navegador! 

https://www.baixaki.com.br/imagens/materias/693355413.jpg

Mozilla Firefox 3.0 – A primeira atualização de segurança da 3ª geração chegou para botar fogo na concorrência.
Internet Explorer 8 - O navegador mais usado do mundo fica melhor a cada nova versão, e a 8 veio para arrebentar!
Opera 10 - Confira a versão Beta do Opera 10, que já apresenta total funcionalidade com a Internet e seus recursos.
Google Chrome - O Google pega todos de surpresa e impressiona com o lançamento do seu próprio navegador!

Gerenciadores de Download

Baixar arquivos e poder gerenciar o andamento do processo é muito importante para quem precisa tomar alguns cuidados para não lotar a memória do netbook. Conheça alguns abaixo!

Flashget – Acelerador de downloads tão eficiente quanto o Download Accelerator e Go!Zilla.
Orbit Downloader - Aprovado pelo Baixaki! Baixe tudo o que desejar com esse pequeno software que acelera, e muito, os downloads.
Download Accelerator Plus - Downloads quase na velocidade da luz! Acelere até 400% seus downloads com este gerenciador gratuito.
µTorrent  - Não sabe baixar seus arquivos favoritos por torrent? Com µTorrent é fácil e rápido aprender!

($paginacao$)

A primeira coisa que se pensa ao falar em proteção é antivírus. O Baixaki separou para você as opções online e instaláveis de programas que irão defender seu netbook das ameaças.

Antivírus Online

Virus Total - Fique mais protegido com este serviço que faz uma varredura nos seus arquivos usando 32 antivírus diferentes!
Kaspersky Online Scanner - Qualidade Kaspersky 100% funcional e gratuita para você encontrar vírus no seu HD através do navegador!

Antivírus instaláveis

Se você prefere manter um antivírus sempre ativo no seu netbook, aqui vão algumas opções de programas instaláveis.

AVG Anti-Virus Free – O antivírus gratuito mais popular está de cara nova e agora protege até contra spywares!
Avast! Home Edition - Um dos melhores antivírus gratuitos para proteger o seu computador das diferentes ameaças do mundo virtual.
Panda Cloud Antivirus 2009 - Uma revolução no conceito de antivírus. Este protetor utiliza muito menos do seu PC, mas não perde eficiência!

Anti-spyware

Muitas vezes, ao acessar sites e instalar programas, os computadores acabam sendo infestados por arquivos espiões que pretendem “roubar” informações. Descubra como se proteger dessas pragas virtuais!

Spybot Search & Destroy - Remova programas espiões que você nem imagina existirem no seu computador.
Spyware Terminator - O exterminador de spywares deixou de ser uma ferramenta complementar e agora conta com a função antivírus!
Ad-Aware - Mantenha seu computador protegido em tempo real com a edição de aniversário do Ad-Aware Free.

($paginacao$)

Depois de garantir a segurança do seu computador, por que não começar a se divertir um pouco? Apesar de pequeno, seu netbook pode ficar recheado de programas de entretenimento e multimídia. Quem garante que você não vai ter vontade de ouvir uma música ou assistir a um vídeo?


Players de áudio/Rádios online

Winamp Lite - Versão mais leve e compacta da nova versão do Winamp, em comemoração aos 10 anos do software.
Deezer - Ouça música, compartilhe, conheça seus artistas favoritos e muito mais em uma interface de cair o queixo!
MusiceMe - Ouça milhares de músicas e álbuns completos online sem precisar gastar um centavo com isso.
Foobar2000 - Um player de áudio que dispensa qualidade gráfica, contudo premia com a melhor sonoridade possível!
Skreemr - Encontre e baixe as suas músicas favoritas com um serviço que varre vários sites da internet em busca de MP3.

Comunicação

A internet nasceu com o objetivo de tornar as comunicações mais fáceis. Não seria agora que alguém deixaria de manter este padrão, não é mesmo? Por isso, os comunicadores e mensageiros instantâneos estão aqui para ajudar nessa tarefa de socialização.

Windows Live Messenger - A mais nova versão do MSN acaba de sair do forno com interface renovada e toda em português!
Skype - Chega de testes, o Skype chega finalmente à versão 4 com muitos recursos para conversas em áudio e vídeo

($paginacao$)

Agora começamos uma seção que não será por falta de opções que você ficará sem qualquer um dos utilitários a seguir. São vários serviços e aplicativos online ou instaláveis para que você consiga aproveitar ao máximo todas as vantagens de ter um netbook!

Limpadores e desinstaladores

Quem nunca passou por problemas com programas teimosos ou registros que decidiram não sair do seu computador? Pois é... Para tudo tem uma solução! Escolha um dos programas da lista abaixo para garantir a limpeza do seu netbook!


CCleaner - Remova arquivos desnecessários no computador para ganhar desempenho e espaço em disco. Grátis e em Português!
Revo Uninstaller - Esqueça a opção Adicionar/Remover Programas do Windows. Revo Uninstaller é muito mais eficiente e seguro.
Recuva - Recupere dados perdidos por exclusão acidental e até aqueles que você esqueceu de salvar antes da formatação.

Compactadores

Diminuir o tamanho dos arquivos é importantíssimo, especialmente se você não dispõe de muito espaço de disco rígido – que é o caso dos netbooks. Fique atento para as sugestões de compactadores de arquivos que o Baixaki separou para você!

WinZIP - Em sua nova versão o WinZip traz o formato ZIPX, que promete ser o mais eficiente no quesito compactação.
WinRAR - Um dos melhores compactadores/descompactadores de arquivos chega à mais nova versão! Em português.
7-Zip – Eficiente e prático, enfim uma alternativa gratuita de qualidade para compactar e descompactar seus arquivos.
Wobzip - O que acha de descompactar arquivos de até 100MB, sem precisar de programas instalados no computador?

Suítes de aplicativos

Apesar de ser pequeno, seu computador ainda servirá para realizar trabalhos, editar documentos, apresentações e uma série de outros recursos. Por isso, é necessário ter um pacote de aplicativos no estilo Office instalado ou não. Afinal, as alternativas online funcionam muito bem, obrigado!


BrOffice.org – Confira a versão recém saída do forno da melhor alternativa do Microsoft Office, com novo visual e recursos!
MS Office – Experimente o que a Microsoft tem de melhor na mais recente suíte de aplicativos para escritório!
Google Docs - Você já pensou em criar textos, apresentações de slides e planilhas como no Office, mas tudo pela internet?
Microsoft Office Live Workspace Beta - Serviço da Microsoft que oferece um espaço online para você salvar e compartilhar seus documentos do Office.
Zoho Work Online - Pacotão fantástico de aplicativos e ferramentas para você utilizar onde estiver. É tudo online!

Editores de imagem

Netbooks não são computadores indicados para edições profundas e estendidas de imagem – os pequeninos não possuem memória suficiente para trabalhar com softwares pesados como o Adobe Photoshop ou até mesmo o GIMP. Entretanto, ainda existem opções online que conseguem suprir algumas necessidades.

Photoshop.com - O poder do Photoshop ao seu alcance em qualquer lugar!
FotoFlexer - Editor de imagens online para você corrigir, estilizar e brincar com suas fotos livremente e sem baixar nada!
FotoFlexer - Editor de imagens online para você corrigir, estilizar e brincar com suas fotos livremente e sem baixar nada!

Leitores e Conversores

O crescimento do mercado de ferramentas online também trouxe bastante prosperidade para os leitores e conversores de arquivos em PDF e também outros tipos de mídia. Conheça abaixo alguns deles.

Free PDF Converter - Converter arquivos para PDF e vice-versa ficou ainda mais fácil com esta ferramenta online sem instalação.
DOCX Convert Office 2007  - Ainda não tem a última versão do Office? Visualize os novos arquivos do programa com este leve conversor!
PDFVue Beta- Edite arquivos em PDF sem precisar instalar nenhum aplicativo no seu computador!
Media-Convert - Acabe com o problema de formatos incompatíveis: converta arquivos de vários tipos neste conversor gratuito.

Programas portáteis

Como já sabemos, a capacidade de armazenamento dos netbooks não é lá muito grande. Por isso, recomenda-se trabalhar com pen drives que sejam potentes o suficiente para suportar aplicativos portáteis. Separamos alguns que você pode vir a precisar!

Mozilla Firefox Portable Edition 3.5.2 - A versão portátil do navegador que mais cresce na preferência dos usuários.
Audacity Portable 1.2.6 - Uma versão portátil de um dos melhores editores de áudio gratuitos da Internet para você colocar no pendrive!
GIMP Portable 2.6.6 - O editor de imagens GIMP em versão portátil para você usar com o seu pendrive USB, CD-RW, ZIP Drive e outros.
Stellarium Portable 0.10.2  - O incrível programa que exibe o céu em 3D de maneira realista acaba de ganhar uma versão portátil!
Skype Portable 3.0.0.209 - Acaba de ser lançada a versão portátil do Skype, trazendo todos os recursos presentes no software original!
CutePDF Writer 2.8  - Gere documentos em PDF a partir de qualquer programa que lhe disponibilize a função de impressão.
WinInizio Pensuite Titanium 2.1 - Pacotão super completo de aplicativos e ferramentas para você utilizar onde estiver.
PortableApps Suite (Lite Edition) 1.52 - A versão mais leve do pacote de aplicativos para levar no bolso.


($paginacao$)

Como não poderia faltar, o Baixaki também já produziu diversos artigos com as mais variadas temáticas ligadas aos netbooks. Se você já tem um e gostaria de esclarecer dúvidas ou então está querendo comprar um netbook e não sabe qual, fique ligado para esta seleção de artigos, afinal tudo o que você precisa saber a respeito deles estão ali!

Guia de Compras: Netbooks – Descubra qual deles é ideal para o que você precisa e fique por dentro das variações de preço. Sempre haverá uma opção para você!

Análise: Ubuntu Netbook Remix – Para quem é fã de software livre, o Ubuntu Netbook Remix pode ser uma boa opção de sistema operacional para netbooks!

Análise: Positivo Mobo 3G 2055 – Estar conectado é uma prioridade indiscutível para você? Que tal conhecer melhor um netbook que possui modem 3G integrado?

Nova Tecnologia: netbook-celular, você compra essa ideia? – Em 2010 boa parte dos netbooks já serão vendidos com o modem 3G integrado! Saiba mais sobre essa tecnologia!

Netbook - HP Mini 2133 – Quer conhecer a fundo as funções e características do netbook HP Mini 2133? Leia este artigo!

Qual a diferença entre Notebook, Netbook e UMPC? – Entenda o que existe de diferente entre os portáteis preferidos dos usuários!

Muito bem, agora que você já sabe o que é extremamente recomendado para manter seu netbook super bem equipado e pronto para quaisquer aventuras online e offline sem perder velocidade, é hora de colocar as mãos na massa e conhecer pessoalmente as características de cada um dos programas!

Fique ligado para mais artigos do Baixaki e até a próxima!

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Office 365 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.