Nokia lança versão Beta gratuita da interface Z Launcher para Android

1 min de leitura
Imagem de: Nokia lança versão Beta gratuita da interface Z Launcher para Android
Imagem: Google Play

Junto com o anúncio do tablet N1, a companhia finlandesa Nokia (ou o que restou dela após a aquisição da Microsoft) apresentou também o Z Launcher, uma interface personalizada para o Android. Ele foi mostrado em junho deste ano, mas poucas novidades foram divulgadas desde então.

Agora, aproveitando o impacto do tablet na indústria, a companhia lançou também a versão Beta da interface gratuitamente para Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O grande destaque do Z Launcher é a pesquisa por aplicativos, que pode ser feita na tela inicial com apenas uma ação: desenhando com o dedo a primeira letra do serviço desejado. Assim, se você quer abrir o app do "TecMundo", por exemplo, tem só que fazer um "T" na tela para filtrar a ferramenta.

Inteligência própria

O launcher ainda tem uma espécie de algoritmo próprio que aprende a promover e exibir os ícones e serviços certos para você, dependendo da hora e da intensidade com que você os utiliza. De manhã, ele destaca só aquilo que você costuma usar naquelas horas do dia, modificando a tela durante outros períodos do dia.

O download do Nokia Z Launcher pesa 4,8 MB e requer Android 4.1 ou superior para funcionar. Vale ressaltar que, como o app ainda está na versão 1.0.0 Beta, é possível que ele apresente algumas instabilidades e funções que não estejam finalizadas.

Por enquanto, ele parece não estar disponível para todos os dispositivos do Brasil, mas clique aqui para acessar o download. Ainda assim, fique de olho: o APK pode surgir na internet a qualquer momento para instalação manual e sem travas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.