Nokia inventa gelo touchscreen

1 min de leitura
Imagem de: Nokia inventa gelo touchscreen

Chamas no gelo!

Fonte da imagem: Nokia.

Uma equipe da Nokia sediada na Finlândia criou uma parede de gelo sensível ao toque, o que permite a interação entre os cubos gelados e os usuários. Para obter tal resultado, os pesquisadores aplicaram a tecnologia de projeção digital no bloco de gelo com 2 metros de comprimento.

O Ubice, como foi apelidada a tecnologia, possui o mesmo tipo de iluminação utilizada na Surface – mesa interativa desenvolvida pela Microsoft em 2008 –, o RDI (rear-diffused illumination). O que permite a movimentação e alteração das cores no gelo é a disposição de algumas câmeras e uma fonte de infravermelho na parte traseira do bloco, que focalizam a parte frontal.

Assim que são captados movimentos, um software realiza a leitura dos dados enviados pelas câmeras de infravermelho e projeta as imagens no gelo – como as chamas vistas na fotografia inicial. A equipe poderia ter utilizado uma série de sensores acoplados ao bloco congelado, porém, isso aumentaria os custos do projeto – afirma Antti Virolainen, um dos membros da Nokia. Assista ao vídeo produzido pela NewScientist:

Esta tecnologia ainda não tem uma utilidade comercial. Porém, a expectativa é que o Ubice promova novas formas de interação entre as pessoas e as tecnologias. "Esta foi uma experiência divertida, mas mostrou que interfaces computacionais interativas podem ser construídas em qualquer lugar", comentou Jyri Huopaniemi no laboratório de pesquisa da Nokia, em Tampere.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.