Revelado o tablet da Nokia de 2001, que nunca foi lançado

1 min de leitura
Imagem de: Revelado o tablet da Nokia de 2001, que nunca foi lançado

(Fonte da imagem: Reprodução/ISTV)

Durante algumas décadas o ano de 2001 foi provavelmente um dos grandes "fetiches" do futuro da humanidade, talvez por causa do grande impacto causado pelo filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Quando o primeiro ano do século XXI chegou de fato, a Nokia esteve perto de “colocar os pés no futuro”, por assim dizer, com o lançamento de um tablet que nunca ocorreu.

Em entrevista a um programa de TV finlandês, Esko Ylirussi, que trabalhou como especialista de comunicação de dados na Nokia entre 1996 e 2001, falou um pouco sobre o projeto que ajudou a desenvolver. Apesar de bem diferente do conceito atual de tablet, o equipamento poderia ser considerado pioneiro e à frente do seu tempo.

Ele vinha como uma superfície capaz de mantê-lo de pé verticalmente e sua tela era bem primitiva, exibindo conteúdo em preto e branco. Além disso, havia alguns botões localizados nas laterais do display — e era justamente com eles que o usuário iria interagir com o conteúdo mostrado pelo aparelho.

Vale lembrar que, também em 2001, a Microsoft apresentou ao mundo o seu Tablet PC, então o equipamento da Nokia seria uma espécie de concorrente no ramo. Será que, se tivesse se tornado realidade, o fator pioneirismo poderia ter dado um destino melhor à fabricante finlandesa? Eis uma resposta que nunca teremos.

Na página do ISTV é possível ver o vídeo da reportagem que, apesar de estar toda em finlandês, serve para mostrar algumas imagens a mais do tablet da Nokia que nunca aconteceu.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.