Nokia N9 aposta no controle simples de gestos para substituir botões

2 min de leitura
Imagem de: Nokia N9 aposta no controle simples de gestos para substituir botões

A Nokia anunciou o N9, “feito para pessoas que apreciam uma impressionante mistura entre design e as mais recentes tecnologias para smartphones”, como ressalta o comunicado oficial. O aparelho é caracterizado pelo design ao mesmo tempo simplista e moderno em uma única peça de policarbonato ligeiramente curvado.

O novo Nokia tem três focos principais: o uso de aplicativos, redes sociais e a alternância simplificada entre diferentes atividades. Para isso, a aposta é o Swipe, recurso com o qual basta arrastar a tela com o dedo para alternar entre essas três áreas.

“Com o Nokia N9, queríamos desenvolver uma melhor maneira de usar um celular. Para isso, inovamos no design de hardware e software juntos. Reinventamos a tecla ‘Home’ com um simples gesto na tela”, afirmou Marko Ahtisaari, líder de Desenvolvimento da Nokia.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

Principais caraterísticas

  • Corpo composto de peça única em policarbonato;
  • Tela AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos;
  • Sistema MeeGo;
  • Navegador baseado no WebKit2 com suporte para HTML5;
  • Processador ARM Cortex OMAP3630 de 1 GHz;
  • GPU PowerVR SGX530;
  • Câmera de 8 MP com qualidade HD;
  • Tecnologias Dolby Digital Plus e Dolby Headphone;
  • GPS nativo e gratuito;
  • Tecnologia NFC.

A tela é do tipo AMOLED de 3.9’’ com resolução de 854x480 e resistente a riscos. Ele não tem teclado físico e há botões apenas para volume e fotos. O sistema é o MeeGo 1.2 Harmattan e o navegador é baseado no WebKit 2 com vasto suporte para HTML5. O processador é OMAP3630 de 1 GHz e a memória RAM é de 1 GB, enquanto uma PowerVR SGX530 se encarrega do processamento gráfico.

A câmera é de 8 MP, com qualidade HD para captura de vídeo e grande abertura da lente para conseguir boas fotos, mesmo em condições de luz baixa. É, segundo a Nokia, “um dos melhores celulares com câmera já produzidos”.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

O N9 é o primeiro smartphone do mundo com Dolby Digital Plus e tecnologia de processamento Dolby Headphone para áudio com experiência surround em qualquer tipo de fone.

O N9 também tem mapas com navegação curva orientada por voz. O aplicativo é gratuito e nativo. De acordo com a Nokia, o policarbonato possibilita melhor recepção, maior qualidade de voz e menos ligações perdidas.

O novo Nokia conta com Near Field Communication (NFC) que possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos apenas aproximando dois aparelhos. É possível também utilizar os falantes sem fio Nokia Play 360° via Bluetooth.

Fonte da Imagem: divulgação/Nokia

A duração da bateria varia em média de 7 a 11 horas de ligações. Considerando apenas a reprodução de músicas, pode chegar a 50 horas, enquanto que a reprodução de vídeos é possível por pouco mais de 4 horas.

O N9 terá três cores: preto, ciano e magenta. As opções de armazenamento são de 16 GB e 64 GB. Segundo o anúncio da Nokia, a previsão é de que ele chegue às lojas ainda este ano, mas sem detalhes sobre preços e países onde será possível adquiri-lo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.