Jeitinho brasileiro: a gambiarra que até a Nissan admitiu que foi boa

2 min de leitura
Imagem de: Jeitinho brasileiro: a gambiarra que até a Nissan admitiu que foi boa

Não importa o que digam por aí: a gambiarra faz parte da cultura da tecnologia tanto quanto qualquer outra solução mais elaborada – e não é à toa que somos conhecidos pelo nosso “jeitinho brasileiro” de improvisar.

Se o termo tem uma conotação negativa, definitivamente não é o caso desse cara que comentou em um vídeo da Gatorade Brasil no Facebook. A postagem era de uma campanha publicitária e falava que “você não precisa de segundos para fazer algo fora do comum”.

Foi aí que o gênio Sérgio Silva iluminou o mundo com sua solução improvisada de alta eficiência: usar a tampa da garrafinha do líquido num reservatório do seu Nissan Sentra. Por ter sido um dos primeiros comentários, o pessoal da Gatorade respondeu, falando que talvez esse não fosse o uso ideal do seu produto e, no fim, marcando a página da Nissan para confirmar.

Eis que o rapaz, do alto de sua malemolência, diz que não era uma boa ideia marcar a montadora japonesa porque eles poderiam “mudar a rosca” do reservatório, impedindo o uso da tampa de Gatorade, e forçar os clientes a comprar diretamente da Nissan, o que sai consideravelmente mais caro que os 5 reais que se paga na garrafa do isotônico.

PSSSHHHH! NÃO EXPLANA, GATORADE!

O lance é que a Nissan também veio participar da conversa, reafirmando que seus carros não precisam de isotônico para funcionar e convidando Sérgio a comparecer a uma das concessionárias da marca para comprar uma nova tampa.

Na esquerda, a tampa problemática. Na direita, a solução de baixo custo com resultado satisfatório (também conhecido como gambiarra) (Imagem: MarceloGFX via Twitter)

Mas o cara é osso duro de roer e respondeu à altura: “Agradeço, Nissan, mas o material laranja da tampa de Gatorade tem se mostrado mais resistente que a original que vem no carro e custa apenas 0,4% do preço da tampa que vocês vendem”. Ouch.

Ouch.

Não pense que parou por aí, não. “Fica a dica: colocar um preço honesto (180?) e melhorar a qualidade sempre, mas uma campanha para resolver de vez esse problema crônico do Sentra seria ótimo”, e, mostrando que não se tratava de um leigo qualquer, fez questão de assinar como um membro do Sentra Clube.

E você sabe que fez certo quando a própria montadora posta um gif reconhecendo a mitagem:

No entanto, vale a recomendação do próprio pessoal do Nissan Clube: a tampa de Gatorade não foi feita para suportar altas temperaturas e, por isso, deforma com o passar do tempo. Ainda assim, existem alternativas mais econômicas por aí.

De qualquer forma, se você é dono de um Sentra, é importante se manter hidratado e repor seus sais minerais. Nunca se sabe, né?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.