Quando a Nintendo anunciou que abraçaria o universo dos smartphones e, em parceria com a DeNA, traria jogos e apps com os personagens mais icônicos da indústria de video games, todo mundo se empolgou, até quem não liga para o universo mobile. E se ainda houver alguém assim, vai ser impossível resistir à tentação, pois diversos personagens da empresa devem chegar aos smartphones este ano, de acordo com um artigo publicado pelo jornal japonês Mainichi Shimbun.

Foi o próprio presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, nomeado ao cargo em setembro após a morte de Satoru Iwata, quem disse. O executivo anunciou planos de lançar apps que vão estrelar os mais famosos personagens da companhia até o final deste ano. Embora não tenha fornecido quaisquer detalhes adicionais sobre eles ou citar alguma franquia que vai pintar nas telinhas, o panorama já é positivo porque mostra que a Nintendo está “ativa” com seu compromisso.

Só para refrescar sua memória, a Nintendo revelou seus planos de entrar no universo mobile ano passado, através de uma parceria com a DeNA, mas, até agora, somente um único título foi anunciado, e o produto é um app social free-to-play, o Miitomo, cuja previsão de lançamento é março. Só que o aplicativo não traz nenhum rosto familiar icônico, como o de Pikachu ou Mario, e tem um foco majoritariamente social entre avatares criados pelos jogadores.

O ex-presidente da Big N, o saudoso e emblemático Iwata, um cara que chefiava e botava a mão na massa em vários dos grandes projetos da empresa, havia dito que a Nintendo “não faria nada que manchasse a imagem da marca” quando perguntado sobre a adaptação de franquias populares ao mobile.

Quatro jogos garantidos e parceria com The Pokemon Company

Espera-se que a Nintendo lance ao menos quatro jogos mobile até março de 2017. A companhia japonesa selou uma parceria com a The Pokemon Company e a Niantic Labs, ex-subsidiária da Google, para trazer experiências diferentes em realidades aumentadas com o jogo Pokemon Go.

E o NX?

Outro tópico de suma importância nos corredores da indústria diz respeito ao NX, o próximo console da Nintendo. O presidente Kimishima reiterou que a empresa pretende dar mais detalhes sobre o misterioso aparelho até o final deste ano. A ideia é que ele substitua o Wii U e o 3DS.

Os rumores mais badalados que circulam na internet dão conta de que o video game será um híbrido de portátil com console doméstico e terá poder suficiente para competir com Sony e Microsoft. O que a autoridade máxima da Nintendo disse é o que o console será uma “despedida para a era do Wii e do Wii U” e “algo único e diferente”. Aguardemos!

Quais são suas expectativas para os apps e jogos mobile da Nintendo? Palpite no Fórum do TecMundo.