Quem? Tatsumi Kimishima é o novo presidente da Nintendo

2 min de leitura
Imagem de: Quem? Tatsumi Kimishima é o novo presidente da Nintendo
Imagem: Tewot

Depois de várias semanas de especulação quanto ao possível sucessor de Satoru Iwata na presidência da Nintendo, finalmente surge uma resposta. Seria ele Shigeru Miyamoto, o mais famoso e amado figurão da Big N? Infelizmente, não. Então talvez Genyo Takeda, o menos conhecido, mas igualmente genial, chefe de divisão de pesquisa da empresa? Também não.

O novo presidente da Nintendo, que passará a exercer sua função a partir de 16 de setembro, é ninguém menos do que Tatsumi Kimishima.

Nunca ouviu falar dele? Pois saiba que você não é o único. De fato, o executivo já está na empresa há tempos (inclusive liderando partes importantes da companhia), mas não chamou muita atenção do público mesmo em 15 anos na Big N.

Depois de quase três décadas de trabalho no banco japonês Sanwa Bank, Kimishima entrou para a Nintendo como chefe financeiro da Pokémon Company em 2000, tornando-se presidente da mesma no ano seguinte. Já em 2002, o executivo tomou a presidência da Nintendo of America – cargo que ocupou até 2006, quando sua posição foi passada para Reggie Fils-Aime –, sendo então nomeado a Diretor de Gerenciamento da Big N em 2013.

Embora com um nome pouco conhecido para o público em geral, Kimishima foi creditado em diversos títulos das séries Mario Party e Mario Golf, bem como nada menos do que o aclamado Metroid Prime. Ele também esteve envolvido em alguns projetos das séries Wario e outros games de Metroid.

Confira logo abaixo as breves palavras da empresa, em seu anúncio oficial:

“Temos como objetivo fortalecer e melhorar a estrutura de gerenciamento da Companhia seguindo o falecimento do Presidente (Diretor Representante) Satoru Iwata em 11 de julho de 2015, e uma revisão de larga escala na estrutura organizacional da Companhia em 16 de Setembro de 2015.”

Mais mudanças de cargo

E o que será de Miyamoto e Takeda, que estiveram ocupando a posição de Iwata temporariamente? Estes voltarão às suas funções anteriores como diretores sênior de gerenciamento e diretores representantes da Nintendo. Ambos, porém, terão uma nova função na companhia.

Shigeru Miyamoto, foi listado como “Companheiro Criativo” da Nintendo, enquanto Genyo Takeda ganhou o cargo de “Companheiro de Tecnologia”. Ambos os novos cargos, vale notar, também serão ocupados por outras figuras importantes da companhia, como Shigeyuki Takahashi e Satoshi Yamato.

Mas o que esse “companheiro” significa? Nas palavras da própria companhia, este é “um indivíduo selecionado entre Diretores Representantes que têm conhecimento avançado e extensa experiência, e possui o papel de prover conselhos e orientação quanto à operações organizacionais em uma área especializada”.

Esse cargo, vale notar, acaba de ser criado pela Nintendo. Os membros nomeados também passarão a exercer as novas funções a partir desta quarta-feira (16) junto das outras mudanças de posição.

Agora, que mudanças podemos esperar para os rumos da Nintendo em si? Até o momento, nada foi dito quanto ao que ocorrerá nesse sentido, mas é provável que algo seja revelado em um futuro não muito distante. Resta a nós esperar.

Qual será o futuro da Nintendo após a morte de Satoru Iwata? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.