3DS turbinado? Nova leva de rumores destrincha os segredos do Nintendo NX

5 min de leitura
Imagem de: 3DS turbinado? Nova leva de rumores destrincha os segredos do Nintendo NX
Imagem: Digital Trends

Além de termos muitos jogos de peso chegando no futuro próximo, a indústria gamer também está aquecida quando o assunto são novidades relativas aos consoles: o Xbox One Slim anda arrebatando corações pelo mundo, o Project Scorpio é motivo para que muita gente economize uma grana até o final de 2017 e duas novas versões do PlayStation 4 já deixam os fãs da Sony atiçados. A Nintendo? Bem, eles ainda não falaram muito sobre o NX, mas uma nova leva de rumores deve ajudar a dar forma ao aparelho – além de revelar alguns de seus segredos.

Compiladas pelo pessoal do fórum NeoGAF a partir de postagens feitas em alguns sites independentes – de pessoas que, supostamente, tiveram acesso a fontes bem próximas da Big N –, as informações podem finalmente responder um pouco mais sobre uma das principais dúvidas a respeito do equipamento: afinal, estamos diante de um video game next-gen para competir com os grandes nomes do mercado ou se trata de um novo portátil que deve mesclar características do Wii U e do 3DS?

Ao que parece, o NX vai ser bem diferente do seu último vazamento fake

Destrinchando o equipamento

Segundo Laura Dale, do Let’s Play Video Games, o dispositivo que responde pelo codinome NX – e que ainda mantém seu nome real guardado a sete chaves – se trata realmente de um console híbrido, mas que, embora possa ser acoplado a um dock e conectado a uma televisão para uma jogatina mais tradicional, é essencialmente de um console de bolso. Quer dizer, contanto que o seu bolso seja espaçoso, já que o produto é um pouco maior que o robusto 3DS XL. Sim, isso quer dizer que já temos uma prévia das dimensões do gadget.

Em seu modo “tablet” – sem estar com os controles laterais anexados –, o aparelho tem 25 mm de profundidade, 205 mm de largura e 92 mm de altura. Quando a dupla de acessórios que traz botões físicos, direcionais digitais e analógicos é conectada, o conjunto passa a ter 281 mm de largura – indicando 38 mm adicionais na medida para cada um dos itens. Conforme é possível conferir na figura abaixo – desenhada de forma rudimentar por Dale –, o projeto da Big N deve abrigar ainda algumas surpresinhas em sua estrutura básica.

Na parte superior do equipamento principal, as fontes da internauta dizem que o usuário encontrará a entrada para cartões SD – complementando os supostos 32 Gb de armazenamento interno do brinquedinho – e uma saída para a TV, que, aparentemente, também servirá para conectar o NX ao seu dock. Na base, o espaço é dividido entre a entrada para o cabo de força, o plug para fones de ouvido e o leitor de cartuchos. O tamanho do disco e a mídia escolhida, mais uma vez, apontam com força para o setor de portáteis.

Falando sobre os controles, a informações variam um pouco, principalmente depois que Emily Rogers, do ArcadeGirl64, resolveu comparar notas com Dale. Entre as unanimidades "confirmadas" estão o fato de o D-Pad ser composto de segmentos distintos e a presença de um botão Home e outro de compartilhamento – como o Share, do PS4. A maior diferença estaria, então, na ordem do analógico e dos botões de ação na porção direita, com algumas fontes dizendo que os botões estão no topo e outros afirmando que é o stick quem fica em cima da peça.

Juntando as figurinhas

Além de cruzar informações com a colega e criar algumas ilustrações mais detalhadas do que seria um design prévio do NX, Rogers também fez questão de listar boa parte do que se sabe a respeito do novo console híbrido da Nintendo, tendo como base fontes que tiveram acesso ao protótipo ou ao kit de desenvolvimento do aparelho. Alguns dados já são antigos e amplamente conhecidos por quem anda acompanhando essa novela, enquanto outros chegam como uma surpresa considerável. Confira:

  • Já em maio foi dito que a NVIDIA estaria envolvida com o sistema
  • A tela tem por volta de 6 polegadas (6,2 polegadas, mais exatamente)
  • A tela do portátil tem resolução 720p
  • Display sensível ao toque e multi-touch (sem nada a respeito de uma possível caneta stylus)
  • Armazenamento interno de 32 GB no dev kit do NX (pode ser expandido para 64 GB na versão final do console, mas é improvável que isso aconteça)
  • Há uma entrada para cartões SD
  • A Dock Station tem ao menos duas portas USB no protótipo (não se sabe se essa mesma quantidade estará no produto final)
  • O NX vai dar suporte a engines multiplataforma como Unity e Unreal Engine 4
  • O NX está abaixo do Xbox One e do PlayStation 4 em poder bruto
  • Os kits de desenvolvimento não possuem trava de região e isso pode se repetir no console de linha
  • Apesar de tudo, a Nintendo pretende continuar a dar suporte à família 3DS com atualizações e jogos até pelo menos 2018

Like ou Dislike?

Embora, com toda a certeza, esses itens possam deixar desapontados uma boa galera que esperava que a dona do Mario voltasse com toda força para a briga com os pesos-pesados dos consoles de mesa, a ideia de que possamos ter em mãos um portátil com um poderio muito semelhante a atual geração de video games não é de se jogar fora, hein? Ainda que a Sony já tenha tentado algo semelhante com o PSP e o PS Vita e dado algumas belas escorregadas no processo, a Nintendo tem franquias icônicas e muita experiência no setor ao seu lado.

A ideia de que possamos ter em mãos um portátil com um poderio muito semelhante a atual geração de video games não é de se jogar fora, hein?

Além disso, o suporte as principais engines do mercado também facilitam – e muito – para que uma infinidade de games possa ser portada, provavelmente sem muita dificuldade, para o NX. Também não se sabe muito sobre a dock station e o quanto ela poderia contribuir para ampliar o poder de fogo do console – possivelmente permitindo melhorias na resolução ou taxa de quadros por segundo quando o jogador estiver curtindo o produto no conforto do seu quarto.

Por fim, vale lembrar que, até que a Big N se pronuncie oficialmente sobre o assunto, tudo não passa da leva tradicional de especulações e rumores que orbitam qualquer empreitada de peso das grandes marcas de entretenimento eletrônico. E você, ficaria contente se o NX correspondesse exatamente ao que foi descrito sobre ele até agora ou preferiria ver um sucessor de qualidade que apagasse um pouco da frustração com o Wii U? Deixe sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.