menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Nikon processa Polaroid por infração de patentes da câmera Nikon J1

Segundo a fabricante, a câmera Polaroid iM1836 tem o design claramente copiado do dispositivo japonês

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule15/10/2013, às 12:23

Nikon processa Polaroid por infração de patentes da câmera Nikon J1Fonte:

Imagem de Nikon processa Polaroid por infração de patentes da câmera Nikon J1 no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Nikon)

Se você pensa que somente os smartphones e tablets possuem entraves judiciais por causa de acusações referentes a patentes infringidas, está muito enganado. Câmeras fotográficas também passam por situações desse tipo e a prova mais recente é o processo que a Nikon está movendo contra a Polaroid — que atualmente é propriedade da Sakar International — nos tribunais norte-americanos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo a Nikon, a câmera Polaroid iM1836 possui design que foi copiado da Nikon J1 — é realmente difícil não notar algumas semelhanças quando as observamos lado a lado. A empresa japonesa afirma que tentou entrar em acordo extrajudicial com a Polaroid, mas não obteve resultados. Por essa razão, entrou com a ação nos tribunais dos Estados Unidos.

A Nikon afirma, em uma nota oficial, que destina boa parte de seus esforços para criar designs diferentes e inovadores para os seus consumidores — sendo eles diferentes dos apresentados pelos concorrentes. Ainda não há informações sobre as datas dos julgamentos e também não há detalhes sobre o processo — ou seja, não há informações sobre as exigências da Nikon em relação à Polaroid.

(Fonte da imagem: Divulgação/Polaroid)

Até o momento não foi revelado se a Nikon deseja barrar as vendas da Polaroid iM1836 ou se apenas deseja ter o pagamento do uso das patentes infringidas. Agora que você já ficou sabendo do caso e analisou as imagens das duas câmeras, você acha que realmente ocorreu uma inspiração da Polaroid na produção das câmeras digitais ou são apenas coincidências?