O futuro chegou: Nike lança em novembro tênis que se amarram sozinhos

1 min de leitura
Imagem de: O futuro chegou: Nike lança em novembro tênis que se amarram sozinhos

A Nike anunciou nesta quarta-feira (21) que finalmente vai realizar o sonho de muitos fãs da franquia “De Volta para o Futuro”. A partir do dia 28 de novembro deste ano, a empresa vai oferecer a “experimentação e a compra” de um novo modelo de tênis cujos cadarços se ajustam automaticamente mediante o pressionamento de um botão — cujo nome oficial é HyperAdapt.

A companhia deve oferecer os novos calçados somente em algumas de suas lojas espalhadas pelos Estados Unidos em um momento inicial. Embora o preço cobrado pela novidade ainda não tenha sido divulgado, tudo leva a crer que as cifras praticadas devem ser bastante proibitivas para a maioria dos consumidores.

Cada unidade do calçado é equipada com um sistema de cabos internos construídos com um material semelhante a linhas de pesca e um sensor de pressão em sua sola. Quando você coloca o pé dentro do tênis, os cabos são ajustados usando como base uma “equação algorítmica de pressão”, sendo que é possível realizar ajustes manuais usando botões laterais.

A novidade chega aos Estados Unidos em novembro

Uma característica interessante dos tênis é o fato de que eles têm que ser recarregados frequentemente — um LED próximo à sola indica quando os cadarços estão sendo ajustados e quando a bateria está próxima do fim. Cada carga garante duas semanas de uso contínuo, e a Nike oferece um sistema de clipes magnéticos para os compradores realizarem a recarga — processo que leva 3 horas para ser finalizado.

O lançamento do produto marca o fim de uma série de “teasers” divulgados pela Nike nos últimos anos. Em 2011, ela chegou a lançar réplicas dos tênis que aparecem em “De Volta para o Futuro”, mas eles ainda precisavam ser amarrados da maneira tradicional. Uma versão definitiva do produto só foi confirmada em março deste ano, quando a companhia anunciou sua intenção de oferecê-lo para o grande público.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.