Android 6.0 e novos Nexus 6P e 5X: confira o resumo do evento da Google

4 min de leitura
Imagem de: Android 6.0 e novos Nexus 6P e 5X: confira o resumo do evento da Google

Na última terça-feira (29 de setembro), a Google apresentou uma série de novidades para os consumidores. Além dos já esperados novos smartphones Nexus, a empresa de Mountain View também deu alguns detalhes sobre o Android Marshmallow e os dispositivos de mídia Chromecast e ainda trouxe um novo tablet de alto desempenho para os consumidores de todo o mundo.

Para começar o evento, o CEO, Sundar Pichai, falou sobre a importância dos ecossistemas no mundo digital e também sobre os Chromebooks e sua importância no sistema educacional dos Estados Unidos. Sem se estender muito, ele logo partiu para as novidades sobre os novos Nexus.

Nexus 6P

O primeiro aparelho a ser mostrado pela Google foi o Nexus 6P. Ele representa a primeira parceria entre a Google e a fabricante chinesa Huawei e traz uma série de recursos bem interessantes para os consumidores mais exigentes. Com hardware de alto desempenho e destaques para os recursos de mídia, o aparelho deve ser uma excelente opção para quem quer um novo top de linha.

O modelo tem tela de 5,7 polegadas e resolução Quad HD (2560x1440 pixels), o que permite resultados incríveis na execução de vídeos e games — com alta definição e brilho e sem imagens pixeladas. Essa experiência multimídia ainda é melhorada com os speakers frontais e estéreos do aparelho, que dão novas possibilidades de interação — aos consumidores que gostam de assistir a filmes, por exemplo.

Câmera

Quando chegamos à câmera do Nexus 6P, é impossível não falar sobre o novo sensor com capacidade para a captura de fotos com até 12,3 megapixels — e vídeos em 4K. No entanto, o grande destaque fica com os pixels de 1,55 mícrons, maiores do que os vistos nos novos iPhones.

Com essa tecnologia, a Google garante que o 6P pode capturar a luz com 92% mais eficiência que a geração anterior dos dispositivos Nexus. Isso permite ainda que as exposições sejam feitas com mais velocidade (menor tempo de exposição) e resultem em menos desfoque de movimento (imagens mais nítidas).

Sensor biométrico

Outra grande novidade do smartphone está no Nexus imprint na parte traseira. Trata-se de um sensor biométrico que permite o desbloqueio de tela com a impressão digital, funcionando também em integração com o Android Pay.

Nexus 5X

O segundo dispositivo mostrado foi o Nexus 5X, que é fabricado pela LG e traz recursos de hardware intermediários. A tela Full HD de 5,2 polegadas faz parceria com o chip Snapdragon 808 para garantir melhor eficiência energética e oferecer mais autonomia para os consumidores. Fica claro que o hardware não é tão potente quanto o do 6P, mas ele deve ter funções de alto nível com o novo Android.

Vale dizer também que, apesar de ostentar um hardware inferior ao visto no outro aparelho, o Nexus 5X traz os mesmos recursos de câmera e sensor biométrico do Nexus 6P. Ou seja: ele também tem uma câmera de altíssima qualidade e sistema inteligente de desbloqueio para os consumidores que não querem perder tempo com senhas ou códigos secretos.

Android Marshmallow

O Android Marshmallow vai estrear oficialmente com os novos Nexus e a Google apresentou algumas novidades sobre o sistema — fazendo companhia às que haviam sido apresentadas anteriormente. Isso inclui o melhor aproveitamento do sensor de gestos para a ativação inteligente da tela, habilitação de recursos de voz na tela de bloqueio, mudanças nas animações e também nas notificações.

A Google ainda relembrou algumas mudanças na tela principal, no sistema de permissões e nas informações de contexto do Android — incluindo várias novidades nas notificações heads-up. Por fim, revelou que o Android Marshmallow ficará disponível para a linha Nexus a partir da próxima semana. Outros aparelhos dependem das fabricantes.

Serviços

Partindo para o segmento de serviços, a empresa apresentou o plano familiar para o Google Play Music. Ele permite que até seis pessoas dividam uma única conta, sendo que playlists, álbuns favoritos e outras opções permanecem individuais. Também foram reveladas novidades sobre o Google Photos, que passa a ter mais opções de compartilhamento e colaboração entre usuários.

Chromecast

Os dispositivos de mídia Chromecast também passaram por uma grande renovação. A Google começou a falar sobre os aparelhos mostrando o crescimento dos apps suportados e as diversas possibilidades que eles apresentam, mas logo partiu para a demonstração de dois novos modelos.

O primeiro deles é o novo Chromecast, que aparece com design renovado e três opções de cor. Ele agora está mais móvel e garante melhor encaixe em TVs que são presas em painéis ou paredes, mas isso não significa perda de sinal. A conectividade WiFi foi melhorada e agora conta com três antenas, que ainda trabalham com um algoritmo inteligente para sempre capturar o sinal com maior qualidade.

Também foi revelado o Chromecast Audio, que se conecta a speakers para reproduzir músicas em alta qualidade e em qualquer lugar da casa. Ele só precisa de um conector de áudio e de uma rede WiFi para funcionar. As músicas são carregadas a partir de smartphones e computadores, da mesma forma que os usuários já estão acostumados a fazer.

Pixel C

Antes de finalizar o evento, a Google mostrou o novo tablet Pixel C. Também com Android Marshmallow, ele chegará ao mercado com tela de 10,2 polegadas e resolução de 2560x1800 pixels. O alto desempenho é garantido por um processador NVIDIA X1 quad-core e uma GPU Maxwell para rodar games com bastante fluidez. Outro destaque está no teclado que pode ser conectado e dá um visual muito mais sóbrio ao aparelho.

.....

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.