Desenvolvedor adiciona comandos de voz do Moto X ao Nexus 5

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor adiciona comandos de voz do Moto X ao Nexus 5

O desenvolvedor Guillaume Lesniak é um dos responsáveis pela ROM modificada OmniROM, que funciona com base no Android original e traz alguns recursos diferentes para os apaixonados por sistemas operacionais mais abertos. Agora, ele volta a ser destaque nos fóruns de desenvolvimento, graças à importação do sistema de reconhecimento de voz do Motorola Moto X — mais especificamente o recurso "Always-on" — para o Nexus 5.

Isso mesmo, Lesniak conseguiu fazer com que os smartphones Nexus rodassem os comandos “Always-on” do Moto X para conseguir ativar o aparelho por comandos de voz a qualquer momento — mesmo com a tela desligada. Ele explica que isso só acontece porque o processador utilizado no Nexus possui suporte para recursos similares e apenas foi necessário modificar o sistema operacional para aproveitar isso.

Assim como acontece com o Moto X, o Snapdragon presente no Nexus 5 possui um processador dedicado ao reconhecimento de voz e é exatamente ele que é utilizado, sem que seja necessário ativar o chip central. O vídeo no topo desta notícia mostra um pequeno exemplo do funcionamento do sistema, mas Lesniak afirma que ainda são necessárias algumas modificações para que ele fique estável o suficiente para ser disponibilizado aos outros usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.