Netflix quer abandonar o sistema de notas por estrelas

1 min de leitura
Imagem de: Netflix quer abandonar o sistema de notas por estrelas
Imagem: Time

Sabe aquele sistema de nota por estrelas que você já está tão acostumado a usar quando navega pelo Netflix? É bem provável que, no futuro, isso não exista mais; ou melhor: é possível que o sistema de notas em si deixe de ser utilizado pelo serviço.

De acordo com o site Business Insider, o Netflix estaria analisando a possibilidade após estudar e testar vários usuários do serviço, além dos dados que acumulou com o sistema de notas, na tentativa de entender o que convence alguém a assistir a algum de seus filmes ou séries. Os resultados, para a surpresa de muitos, é que o efeito do sistema de notas por estrelas é desbalanceado – para não dizer inefetivo – na maioria das vezes.

Em resumo, o caso mais comum é que uma pessoa acabe adicionando um programa com altas notas à sua lista. Isso não quer dizer, no entanto, que a pessoa vai realmente assisti-lo, normalmente escolhendo apenas ver algo completamente diferente do sugerido. Logo, se o sistema não funciona como devia, de que adianta ter uma ferramenta como essas?

Adeus, notas? Ainda não

Com isso, a Netflix avisou: ela estará “se afastando das notas por estrelas”. Antes que muita gente comece a entrar em pânico, vamos deixar claro que ainda não há qualquer previsão para quando isso vai acontecer, nem como será esse afastamento ou mesmo se ela vai oficialmente dar fim às notas. É possível, por exemplo, que seja criado um novo sistema para avaliar os filmes ou, quem sabe, que ela abandone a ideia como um todo.

Seja como for, não há nada decidido oficialmente e “nenhum horário foi definido”, por enquanto. Então podemos continuar aproveitando o sistema de notas por mais algum tempo – mesmo que a Netflix comece a dar a ele cada vez menos relevância na hora de recomendar algo para você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.