Que tal descobrir como o Netflix funciona? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Que tal descobrir como o Netflix funciona? [vídeo]

Um dos segredos do sucesso do Netflix está exatamente no enorme suporte que a companhia oferece aos diversos dispositivos em que ele está disponível. Você pode conectar o serviço em seu computador, notebook, smartphone, tablet, video game... E não duvido que exista uma máquina de café capaz de exibir filmes em streaming enquanto prepara sua bebida. Mas você já se perguntou como isso é feito?

Por mais que você nunca tenha se interessado por isso, a companhia decidiu explicar seus métodos mesmo assim, revelando qual a mágica por trás dessa supercompatibilidade. De acordo com ela, isso acontece exatamente porque todos os vídeos são encodados em centenas de formatos diferentes para que nenhum dispositivo fique de fora.

E não se trata de um processo simples e rápido, já que são 120 extensões diferentes — o que envolve toda a parte de adaptação do formato para que a qualidade se mantenha sempre dentro dos padrões propostos. Isso sem falar da adição de legendas e faixas de áudio, o que torna tudo mais complexo.

Passo a passo

E não foi apenas na parte de conversão e compatibilidade que o Netflix decidiu focar sua explicação. A empresa foi além e trouxe um pequeno vídeo que mostra cada etapa que antecede a chegada de uma produção ao catálogo. A ideia é exatamente mostrar aos usuários o longo caminho que é preciso trilhar antes de um lançamento chegar ao seu dispositivo.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Netflix)

Para isso, o primeiro passo é fora da parte tecnológica. Em um processo totalmente burocrático, a companhia entra em contato com os estúdios e distribuidoras a fim de firmarem um contrato que permita ao serviço exibir filmes e séries de TV via streaming. Após os vídeos e os áudios serem liberados, eles passam pala parte de codificação citada no início do texto para se adaptar às diferentes plataformas nas quais o Netflix vai ser rodado.

A partir disso, temos a parte mais artística e braçal. Primeiramente, eles criam uma arte conceitual que consiga resumir tudo aquilo que a obra tem a oferecer — quase como um pôster — e inserem as tags que vão ajudá-lo a encontrar aquilo que você procura. Para facilitar essa etapa, a lista é dividida em gêneros e estilos.

Depois disso, o conteúdo é enviado para os servidores da empresa e, enfim, chega ao seu aparelho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.