Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

O Baixaki separou alguns dos melhores programas para você ter a chance de identificar o possível ladrão e a localização do seu notebook e, quem sabe, tê-lo novamente em mãos.
  • Visualizações52.871 visualizações
Por Willian Fonseca em 26 de Maio de 2010

Muitos estudantes e profissionais utilizam os notebooks como ferramentas de trabalho e percorrem diversos locais perigosos com os aparelhos todos os dias. Para esse tipo de pessoa toda segurança adicional é bem-vinda em caso de um roubo.

Algumas ações comuns para evitar um assalto, como não andar sozinho ou em ruas conhecidamente perigosas são ainda a melhor alternativa. Também há seguros para notebooks, cada vez mais utilizados pelos usuários. No entanto, ninguém está livre dos riscos de um assalto e de todas as perdas envolvidas, em dinheiro ou informações valiosas presentes nos portáteis.

Toda ajuda é bem-vinda!

Há alguns aplicativos bastante úteis na tentativa de identificar o rosto de quem roubou seu notebook, além de captar o IP do local em que ele possivelmente se conectou. Confira nas linhas abaixo algumas das melhores opções para ajudar na hora de recuperar o seu!

Prey

O Prey (caça, em inglês) é a melhor opção para tentar encontrar quem roubou seu notebook. O programa é muito leve e funciona silenciosamente nas máquinas instaladas, sempre a monitorar a utilização delas.

Ele opera em Windows, Mac e Linux (clique no nome do seu sistema para baixar a versão correta). Após instalar o aplicativo normalmente, o guia de configuração dele aparece na tela. Confira abaixo como proceder para proteger o seu notebook contra roubos:

1.    Na primeira tela, selecione “Setup reporting Method”:

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

2.    Use a opção “Prey + Control Panel”, que é mais eficaz e fácil de lidar:

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

3.    Selecione “New User”:

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

4.    Insira corretamente seus dados e dê um nome para o computador:

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

5.    Confirme o cadastro através do email de ativação que lhe é enviado.

Dessa forma a máquina instalada ficará com o Prey sempre à espreita, escondido nos processos do sistema. O aplicativo é muito leve e atua periodicamente na máquina, portanto o aplicativo não atrapalhará o desempenho da sua máquina.

Fui roubado!

A primeira atitude em caso de roubo ou furto é acessar qualquer computador conectado à internet e ir para a página principal do Prey, por meio deste link. Lá, faça o login com seus dados, acesse a página do computador roubado e marque a opção “Missing” como “ON” para ativar o mecanismo do programa.

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

Outras configurações

Nessa mesma janela é importante mexer em outras configurações do aplicativo. Ali se alteram dados sobre os computadores cadastrados, como nome, sistema operacional e tipo de máquina – desktop ou notebook.

Em “Prey Configuration” você altera funções de notificação, atualização e tempo de espera para cada execução do aplicativo. Em caso de furto, encurtar esse prazo para o mínimo, que é de cinco minutos, é a opção mais indicada.

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

No último grupo de funções, chamado de “Module Configuration”, você estipula todas as informações que o Prey tentará capturar do ladrão. Em caso de dúvida, ative as funções da coluna da esquerda. As duas opções localizadas na direita podem ser utilizadas caso você queira avisar o ladrão, ou algum possível comprador do notebook roubado. Ao ativar a função “Alarm” um alarme soará no aparelho, o que permite que alguém o encontre com mais facilidade.

Já a alternativa “Alert” envia um texto na tela do notebook, com um recado para recompensas por devolução ou alguma ameaça para o ladrão. É possível editar essa mensagem livremente ao ativar a opção.

Mais aplicativos

Há outras ferramentas semelhantes ao Prey na tarefa de auxiliar o usuário a reaver um notebook roubado. Nas linhas abaixo listamos algumas outras opções bastante úteis para você. Não deixe de conferir as descrições e opiniões dos usuários antes de baixar!

Mac – Undercover

Especialmente dedicado aos computadores da Apple, o Undercover é mais uma boa aplicação que visa buscar informações sobre o possível ladrão da sua máquina. Além de imagens (caso uma câmera esteja disponível), o aplicativo também tenta localizar o IP do computador logo na próxima conexão que ele fizer. Todas essas informações são enviadas para o seu email, que você acessa rapidamente em qualquer local.

Windows – The LaptopLock

Este aplicativo é mais indicado para quem acha que não conseguirá obter seu aparelho de volta, mas também não quer colocar outras informações pessoais - como senhas e logins de acesso a contas - em perigo nas mãos de estranhos.

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

Em poucos passos você configura opções para deletar pastas importantes e dados confidenciais de forma a inutilizar o aparelho. A última saída para o bandido é vender a máquina assim mesmo ou formatá-la, o que garantirá que ninguém se aproprie de seus arquivos.

Windows – LAlarm

O LAlarm é indicado para quem tem medo de que seu notebook seja roubado por alguém em um ambiente próximo a você. Ele funciona de modo mais semelhante a um alarme veicular. A função principal do programa é travá-lo com um atalho enquanto o aparelho está conectado a uma tomada.

Descubra quem levou seu notebook em caso de roubo!

Ao ser retirado dela sem destravar, um som de sirene soa no aparelho, no volume máximo que ele for capaz de emitir. Essa mesma função pode ser ativada ao amarrar um pendrive em alguma mesa ou cadeira. No programa também há funções para apagar dados confidenciais em caso de roubo.

Cuidados essenciais

Embora os aplicativos acima descritos ajudem bastante em alguns casos – há vários relatos de pessoas que conseguiram identificar os ladrões de seus aparelhos, muitas vezes alunos de uma mesma faculdade ou moradores de bairros próximos -, todo cuidado é pouco ao andar com um objeto tão valioso pelas ruas.

Andar sempre acompanhado, evitar locais escuros e perigosos, andar com pastas e mochilas que disfarcem a presença do notebook: todas essas precauções devem estar sempre em primeiro lugar ao cuidar do seu equipamento.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!