Qual a diferença entre Notebook, Netbook e UMPC?

4 min de leitura
Imagem de: Qual a diferença entre Notebook, Netbook e UMPC?

Quanto mais engenhocas tecnológicas aparecerem para nosso deleite, melhor. Porém, muitas vezes não conseguimos acompanhar a grande quantidade de novidades e acabamos nos confundindo com o tanto de nomes diferentes para equipamentos aparentemente semelhantes. Neste artigo, o Baixaki mostrará para você a diferença entre três equipamentos que estão cada vez mais populares e mais presentes nos bolsos, mesas e colos dos usuários.

Notebooks

O Notebook (ou Laptop) já é uma invenção mais tradicional do que os outros dois. Ele nada mais é do que um computador normal, com peças menores, o que faz dele um produto muitas vezes mais avançado, pois é necessária mais tecnologia para miniaturizar os componentes para fazê-los caberem em um espaço muito menor — isso também faz com que um Notebook com configuração idêntica à de um PC normal, tenha o dobro do preço.

Vaio, o Notebook TOP da Sony.

O intuito do Notebook é fornecer o mesmo poder de processamento que um computador normal, porém de uma forma portátil, já que ele é muito mais leve que qualquer desktop, às vezes pesando menos do que só o monitor do PC de mesa. Com a popularização dos Notebooks, eles estão cada vez mais baratos e há uma grande oferta de marcas, que se acotovelam nas lojas para conquistar a atenção dos compradores.

Um Notebook costuma ter até funções adicionais se comparado a computadores de mesa, como por exemplo o suporte nativo a redes sem fio (Wi-Fi e Bluetooth), saídas adicionais de vídeo, para conexão a projetores e portas USB de sobra, para conexão de periféricos adicionais, como mouse, drives externos e outros dispositivos.

Netbooks

Netbooks são invenções extremamente recentes. Seu tamanho é menor em relação aos Notebooks e sua capacidade é bem mais limitada. Isso fez com que eles também fossem batizados de Subnotebooks, já que são muito potentes para uma categoria menor, e pouco potentes para serem considerados Notebooks, além, é claro, do pequeno tamanho. O precursor dos Netbooks mais recentes é o Eee PC, da Asus, que foi lançado em 2007 e deu início à era dos Subnotebooks, que infestaram o mercado em pouquíssimo tempo.

HP Mini: testado pelo Baixaki.

Ao contrário dos Notebooks, que têm sua operação praticamente idêntica à dos computadores de mesa, os Netbooks costumam ter um sistema operacional mais leve, como Linux, Windows XP ou Windows Vista Home. Seu hardware é mais simples, com processadores menos potentes, memória reduzida e pouquíssimo espaço no disco rígido. A quantidade de periféricos também é quase nula, pois não há drive óptico, para leitura de CDs e DVDs e há poucas portas USB. Alguns possuem leitor de cartões de memória, mas o que é comum a todos é a tela de tamanho reduzidíssimo. O Wi-Fi é item praticamente obrigatório desta categoria e o Bluetooth está presente em alguns equipamentos.

O Netbook é ideal para tarefas mais rápidas e corriqueiras, como digitação de documentos e trabalhos, apresentações com utilização da saída de vídeo em projetores, navegação na internet e outros. Se você procura um computador portátil para multimídia, os Netbooks não são indicados, pois alguns MP3 players, iPods e afins têm um melhor desempenho para esse tipo de aplicação.

UMPCs

UMPC é a abreviação do nome “Ultra-mobile PC”, ou “PC Ultra Portátil” e, como o próprio nome sugere, trata-se de computadores muito pequenos, com recursos exclusivos e com tamanho suficiente para serem segurados com uma só mão, enquanto a outra é utilizada para a operação. Estes pequenos computadores portáteis ainda estão começando a aparecer, mas em pouco tempo ganharão espaço e terão seus preços reduzidos.

Samsung Q1, um dos melhores UMPCs.

As telas dos UMPCs costumam variar em torno das 7 polegadas e possuem a tecnologia touchscreen, que permite ao usuário a utilização com uma caneta já incluída no produto, ou mesmo com os dedos. Alguns também podem ter um pequeno teclado embutido, como é o caso do Samsung Q1, que possui pequenas teclas nas áreas laterais. Outros ainda podem trazer teclados portáteis dobráveis para que o transporte seja facilitado.

Em termos de hardware, os UMPCs são equipados com processadores específicos para eles, com frequências menores. O espaço em disco varia bastante, podendo ter até 60 Gb. O sistema operacional utilizado geralmente é uma versão adaptada e reduzida de outros existentes, como o Windows XP e o Vista. Há também o suporte à rede através de conexão Wi-Fi e Bluetooth, bem como utilizando os cabos normais de rede. Também é incorporada uma saída de vídeo para utilização de um monitor ou projetor.

Asus R50A

Por fim, os UMPCs são indicados para quem precisa ter sempre à mão um computador para consultar seu extrato no banco, navegar na internet rapidamente, executar tarefas simples e até localizar a melhor rota para onde o usuário deseja ir, pois alguns vêm equipados com GPS.

Resumindo

Notebooks são computadores com configuração normal, com grande capacidade, porém tamanho menor, para facilitar o transporte. Netbooks são computadores menos poderosos, menores e indicados para trabalhos mais corriqueiros. UMPCs são a nova geração dos computadores de mão, indispensáveis para se ter no bolso e utilizar a qualquer momento, sem preocupações, para cumprir o papel do computador “quebra-galho”, já que além de funções normais que qualquer computador tem, os UMPCs costumam ter recursos adicionais, para tarefas que as outras categorias não são indicadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.