O que é touchpad?

2 min de leitura
Imagem de: O que é touchpad?

Touchpad ou trackpad é um componente utilizado em diversos aparelhos eletrônicos e vastamente difundido entre os notebooks e ultrabooks produzidos atualmente. Na verdade, é difícil imaginar um computador portátil sem uma área sensível ao toque que realize as mesmas tarefas de um mouse comum.

Atualmente, essa tecnologia não aparece somente em notebooks e similares. Prova disso são os diversos smartphones que usam uma espécie de touchpad em miniatura para substituir as teclas direcionais dos antigos celulares. As funcionalidades dessa tecnologia em aparelhos como esses, no entanto, não são tão desenvolvidas quanto no mundo dos notebooks. Além do mais, teclados inteiros e superfinos já são produzidos baseados em touchpads para serem utilizados com tablets.

Superfícies sensíveis ao toque estão também nos smartphones. (Fonte da imagem: Reprodução/Arquivo Wikipedia)

Os trackpads, como eram chamados nos idos de 1990, hoje são capazes de identificar vários toques simultâneos e a cada dia ganham novas funções. Alguns modelos, por exemplo, reconhecem movimentos específicos feitos pelos nossos dedos e acionam comandos que não apenas o controle do cursor.

Em determinados modelos de touchpads, é possível deslizar dois dedos para cima ou para baixo a fim de fazer a rolagem da página. Além disso, outros fabricantes também criam padrões para que seja possível avançar e retroceder páginas enquanto você na navega na web.

De 1989 aos dias atuais

No fim da década de 1980, os primeiros dispositivos que usaram o nome de trackpad e touchpad começaram a aparecer em computadores da fabricante britânica Psion. No entanto, a tecnologia ganhou mais notoriedade quando, em 1994, a Apple lançou o seu PowerBook 500. O computador, tido como revolucionário na época, trazia uma pequena esfera na lateral que permitia a você controlar o cursor fazendo movimentos giratórios.

De lá para cá, tivemos um grande salto de tecnologia. As bolinhas, com o tempo, desapareceram e deram lugar às superfícies sensíveis ao toque. Em um primeiro momento, esses novos componentes identificavam a pressão realizada pelo dedo da pessoa e traçavam a trajetória do movimento. Algum tempo depois, nos deparamos com os modelos difundidos até hoje.

Touchpads capacitivos permitem diversos comandos. (Fonte da imagem: Divulgação/Fujitsu)

Esses seriam os touchpads capacitivos. Eles identificam o fluxo de elétrons presente em nossa pele ou qualquer outro material condutor e informam ao processador quais células do componente foram tocadas. Dessa forma, o computador é capaz de calcular a trajetória que você realizou no seu touchpad em alguns milissegundos.

Touchpads x Touchscreens

A diferença entre as superfícies e as telas sensíveis ao toque, além de visualmente óbvia, está na forma como foram construídas. Ainda que funcionando da mesma maneira que numa tela touch, as células de um touchpad são bastante diferentes. O “mouse” do seu notebook não precisa refletir ou deixar passar a luz, sendo que os comandos que você realiza nele são mostrados em outro lugar.

Mesmo princípio, organização diferente. (Fonte da imagem: Reprodução/Viewology)

Já as touchscreens precisam funcionar com duas superfícies principais. A mais externa é uma espécie de touchpad em que as células estão organizadas de forma a permitir a passagem da luz. A camada mais interna é de fato um monitor que reproduz as imagens do dispositivo e recebe os comandos indiretamente da camada sensível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.