25 de maio! É hora de celebrar o 'Dia do Orgulho Nerd'

2 min de leitura
Imagem de: 25 de maio! É hora de celebrar o 'Dia do Orgulho Nerd'

Hoje é 25 de maio — se você estiver lendo esta matéria em outra data, por favor finja que não leu nossa primeira frase. É neste dia que nerds de todo o mundo comemoram o “Dia do Orgulho Nerd” — data em que todos podem mostrar seus gostos para todos sem que exista qualquer julgamento. OK... Há grandes chances de as pessoas continuarem julgando suas ações, mas é nesse dia que nós fingimos não perceber isso.

Mas por que comemoramos isso justamente no dia 25 de maio? A resposta é uma verdadeira lição sobre a Cultura Nerd mundial, pois envolve alguns dos maiores ícones disso. Para a surpresa de algumas pessoas desavisadas, isso não tem nada a ver com o dia em que o primeiro nerd conseguiu passar de ano com as notas do boletim do primeiro bimestre — até porque isso seria impossível.

Uma data estelar

No dia 25 de maio de 1977, o filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança” fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. Você já deve saber que estamos falando sobre o primeiro capítulo de uma franquia de sucesso e que levou — e ainda leva — milhões de pessoas à loucura com seus sabres de luz, suas manifestações de Força e muito mais. A saga é um verdadeiro ícone da Cultura Nerd. Não existe como negar.

Cadê meu headphone?

Nesta mesma data, só que em 2011, começou a ser comemorado também o Dia da Toalha. Isso ocorreu duas semanas após o falecimento de Douglas Adams (escritor do “Guia do Mochileiro das Galáxias”), em uma referência bem clara à maior obra do autor — o Guia ensina que em toda viagem espacial é essencial que os mochileiros estejam sempre carregando uma toalha.

Como comemorar?

Ao contrário do Carnaval, do Halloween ou do seu aniversário de cinco anos, para comemorar o Dia do Orgulho Nerd você não precisa se fantasiar — mas pode, caso tenha uma armadura de Stormtrooper incrível ou uma roupa/capuz de Presto guardada no seu armário. Tudo o que você precisa fazer é ser você mesmo — “a menos que você possa ser o Batman! Sempre prefira ser o Batman!”

Aproveite o dia para rever os seus episódios favoritos de alguma série ou releia “A morte do Superman” — ou a “Guerra Civil”, caso você prefira a Marvel. Também é legal reler o Guia, mas nem pense em assistir ao filme. Use o seu Facebook para compartilhar alguns links legais sobre a Cultura Nerd e espalhar os seus conhecimentos entre os amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.