Fãs prestam homenagens a Douglas Adams no Dia da Toalha

2 min de leitura
Imagem de: Fãs prestam homenagens a Douglas Adams no Dia da Toalha

(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr de Marco Gomes)

Caso você se assuma como um nerd e não veja nenhum problema nisso, hoje é o dia de demonstrar isso para o mundo. Nesta sexta-feira (25 de maio) comemora-se o Dia da Toalha, data que presta homenagem ao escritor Douglas Adams, conhecido principalmente pela série “Mochileiro das Galáxias”.

A proposta da comemoração surgiu em 2001, no fórum opensource Binary Freedom, pouco após a notícia do falecimento do autor. A ideia era que, duas semanas depois (no dia 25 de maio de 2001), os fãs de Adams saíssem pela rua carregando consigo uma toalha, item indispensável em seus livros.

Segundo a descrição feita no Guia do Mochileiro das Galáxias, uma toalha é útil por vários motivos. O objeto pode servir como agasalho, proteção contra a areia, ferramenta para pedir socorro e até mesmo para se enxugar.

Porém, o que realmente se destaca é seu valor psicológico. “Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro), descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc.”, descreve o texto de Adams.

Dia Mundial do Orgulho Nerd

Nesta sexta-feira também é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Nerd, data criada em 2006 que faz referência ao filme “Star Wars”, cujo primeiro capítulo estreou no dia 25 de maio de 1977. Neste dia, várias pessoas se vestem como seus personagens favoritos como forma de mostrar ao mundo que não têm vergonha daquilo que lhes agrada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Fernando Moraes, Veja São Paulo)

“Nos anos 80, muita gente que curtia ficção científica se escondia, mas hoje estamos na moda”, afirmou à Veja o dentista Rodrigo “Darth Shadow” Moreno. Além de ser membro de fã-clubes da saga espacial criada por George Lucas, ele faz parte do Conselho Jedi São Paulo e é dono de uma coleção de mais de três mil itens inspirados na série.

Comemoração popular

Caso você não queira comemorar sozinho as datas especiais, pode participar de um dos diversos eventos marcados para acontecer em todo o país. Quem mora em São Paulo pode se juntar a uma caminhada pela Avenida Paulista cujos participantes vão ser reunir no Masp às 19 horas — a única condição para participar é levar uma toalha pendurada ao ombro.

Para descobrir se a sua cidade também vai contar com um acontecimento do tipo, não deixe de falar com seus amigos ou procurar mais informações nas redes sociais.

Fontes: Veja São Paulo, Não Entre em Pânico

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.