DARPA está desenvolvendo um navio autônomo para vasculhar os mares

1 min de leitura
Imagem de: DARPA está desenvolvendo um navio autônomo para vasculhar os mares

A DARPA, agência militar dos Estados Unidos, está criando um navio muito especial para integrar as suas forças armadas. O Anti-Submarine Warfare Continuous Trail Unmanned Vessel, ou ACTUV, é um veículo marinho autônomo de 40 metros que tem como objetivo vasculhar os mares à procura de ameaças e eliminar os potenciais casos de risco.

Além de investir em drones, a DARPA também mostra que está preocupado com as ameaças que venham pelas águas. Essa é uma solução especialmente ideal para contra-atacar inimigos que cheguem através de veículos submersos, como submarinos ou carros anfíbios. O ACTUV estará totalmente equipado com radares e sonares para identificar esses riscos.

"Imagine um navio não tripulado que segue todas as regras dos mares por conta própria e opera de forma totalmente independente para garantir a segurança nacional", comentou o diretor da DARPA defendendo a ideia dessa iniciativa. O projeto, que já está em fase adiantada de desenvolvimento, desperta a curiosidade daqueles que imaginam como esse drone marinho vai funcionar.

O ACTUV fará a sua primeira viagem de teste em abril, no dia 7. Esse será um dos maiores navios robóticos da frota da marinha dos Estados Unidos, que conta com outros exemplares igualmente impressionantes. Este, porém, é o primeiro veículo marinho desse porte que será totalmente não tripulado.

Você teria medo de um navio militar não tripulado vasculhando os mares brasileiros? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.