Como colocar o Google como buscador padrão do Internet Explorer 9

2 min de leitura
Imagem de: Como colocar o Google como buscador padrão do Internet Explorer 9

Um dos grandes recursos que facilitam a utilização do Internet Explorer 9 são as sugestões de buscas que o navegador oferece enquanto você digita na Barra de endereços. Entretanto, por ser o programa oficial da Microsoft, o IE9 utiliza o sistema de buscas da empresa como padrão, o que desagradou muitos fãs da Google.

Se você é um dos usuários que não abre mão dos serviços do tradicional site de pesquisa da internet, fique tranquilo. Em vez de apresentar resultados diretos do Bing, é possível adicionar o Google como principal ferramenta do aplicativo e fazer com que os resultados apresentados sejam exatamente aqueles com que você já está acostumado.

Como fazer?

Primeiro passo

1) A primeira forma de fazer a modificação é por meio da própria Barra de endereços. Ao digitar algum termo na área, perceba que alguns sites são sugeridos e, um pouco mais abaixo, o ícone do mecanismo de buscas é exibido. Clique em “Adicionar”, localizado um pouco mais à direita do símbolo.

Procure pelo Google

2) Você vai ser automaticamente redirecionado à página de Galeria de Complementos do Internet Explorer. A opção “Sugestões de busca do Google” deve estar visível já na primeira página. Caso não esteja, basta procurar por ela no campo de pesquisa localizado na parte superir da tela.

Clique no botão

3) Ao encontrar o recurso, clique no botão “Adicionar ao Internet Explorer”.

Clique nesta opção

4) Uma pequena janela é aberta em sua tela. Marque a opção “Tornar este meu provedor de pesquisa padrão” e clique em “Adicionar”.

Pronto! Agora todos os termos digitados na Barra de endereços de seu navegador serão automaticamente buscados no maior serviço de pesquisa da internet. Entretanto, isso não significa que o Bing e as outras ferramentas deixem de funcionar, já que eles vão trabalhar de maneira complementar ao recurso principal.

Selecione o Google e pronto

Contudo, esse não é o único modo de fazer com que o Google Buscas se transforme no site padrão do Internet Explorer 9. Ao clicar neste link, por exemplo, você é redirecionado à página específica para adicionar novos mecanismos. Então basta clicar na opção referente ao Google e fazer o que é indicado no passo 4.

Não marquei como padrão, e agora?

Caso você tenha se empolgado e esquecido de marcar a caixa que transforma o novo recurso em ferramenta padrão, saiba que é possível fazer isso mesmo depois de ter adicionado os complementos adicionais.

Procure por esta opção

1) Para isso, é preciso que você clique no botão de configurações, simbolizado por uma pequena engrenagem. No menu exibido, selecione a opção “Gerenciar complementos” para que uma nova tela surja.

Selecione estas opções

2) Clique em “Provedores de pesquisa” na tela à esquerda e então em “Google” na área principal.

Clique nesta opção

3) Um pouco mais abaixo, aperte o botão “Definir como padrão” e feche a janela.

Note também que nesta mesma tela é possível remover algum complemento instalado. Para isso, basta selecionar a opção “Remover” para que ele seja retirado de seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.