Dez razões para trocar o seu navegador pelo Opera

Apesar de não ser tão utilizado quanto os navegadores da Mozilla ou Microsoft, o Opera tem várias vantagens sobre seus competidores mais populares.
  • Visualizações47.427 visualizações
Por Luciano De Sampaio em 30 de Agosto de 2010

A escolha por um navegador é extremamente pessoal, e o Baixaki sabe disso. Mesmo assim, alguns detalhes muitas vezes passam despercebidos pelos usuários, que acabam optando por um aplicativo sem o total conhecimento das possibilidades existentes.

Esse é o caso do Opera. O navegador é gratuito, extremamente poderoso, mas, por não contar com a mesma máquina de divulgação dos seus competidores, acaba sendo um ilustre desconhecido. Por isso, este artigo vai mostrar algumas razões pelas quais o Opera é uma escolha bastante válida para quem passa a maior parte do tempo online.

Opera 10.06Clique aqui para baixar

Tudo em um

Email na barra lateral do OperaAplicativos consomem memória e capacidade de processamento enquanto estão ativos, certo? Então se você precisa manter o navegador, um gerenciador de downloads e um aplicativo de email ligados – como a equipe do Baixaki faz diariamente – um único programa que permita realizar todas essas tarefas sem pesar demais nos recursos do computador é uma grande vantagem, não é mesmo?

Pois o Opera tem tudo isso em sua instalação básica. Além das capacidades de navegação, o Opera Mail permite ao usuário utilizar caixas de entrada em IMAP ou POP3 sem complicação. Até mesmo quem usa endereços do Gmail, Yahoo! ou Hotmail pode acessar seu correio eletrônico rapidamente através da barra lateral do navegador.

Se você é um usuário fiel do Baixaki, certamente faz muitos downloads. Nesse caso, um bom gerenciador de transferências de arquivos é essencial para não se perder em todas as entradas na lista.

Para quem realmente está sempre baixando algo, o Opera oferece até mesmo um cliente BitTorrent dentro do navegador, tornando a experiência da internet muito mais simples e rápida. Com ele, não é mais necessário ter vários programas para realizar tarefas simples de forma organizada e eficaz.

Em qualquer lugar

Além de facilitar a realização de várias tarefas em um único programa, o Opera também permite – sem depender de extensões – que um usuário sincronize senhas, favoritos e até o histórico de navegação em vários aparelhos.

Opera Link

Fonte: Opera

O Opera Link é responsável por manter o Opera do trabalho, de casa e até mesmo do celular (no Android, no iPhone e no Symbian) sempre atualizados. Ao criar uma conta no serviço, você pode manter informações essenciais sempre ao seu alcance.

Mesmo que você esteja usando uma máquina sem o Opera, é possível acessar os seus favoritos – mas não as senhas – de qualquer computador, mesmo no Firefox ou Internet Explorer através da sua conta no MyOpera.

Compartilhar é crescer

Opera Unite na barra lateralSe você utiliza diversos computadores – no trabalho, na escola e em casa, por exemplo – o Opera pode ajudar a mantê-lo sempre integrado  de outras maneiras além do sincronismo de favoritos e senhas. Afinal, quem nunca passou pela experiência de esquecer o pendrive com um arquivo importante em casa?

Pois através do Opera Unite é possível transformar todos os computadores que você usa em servidores de arquivos. Assim, é possível ouvir, no trabalho, seus MP3 armazenados no PC de casa, por exemplo. Além disso, se você souber como criar sites, é possível hospedá-los no seu PC, e disponibilizá-los online facilmente através do Opera Unite.

Sempre veloz

Reconhecidamente o Opera é um dos navegadores mais rápidos disponíveis atualmente na internet. Os próprios testes do Baixaki demonstram isso, como você pode conferir neste artigo.

Porém, a velocidade de carregamento de uma página não depende exclusivamente do navegador, ou mesmo do computador em que ele está instalado. A conexão entre o PC e a internet é igualmente importante, e como a rede brasileira não é das mais confiáveis no quesito estabilidade, o Opera Turbo acaba sendo uma vantagem importante para o navegador vermelho.

Basicamente, quando a conexão se mostra muito lenta o navegador envia um sinal para os servidores da empresa responsável pelo programa e estes assumem parte da carga de processamento de um site.

Opera Turbo

Este servidor irá diminuir o tamanho de imagens, renderizar parte do código do site e comprimir tudo isso para enviar até o seu computador, agilizando consideravelmente o carregamento de uma página.

Em média, o Opera Turbo consegue duplicar a velocidade aparente de processamento quando ativo em conexões lentas.

Não se perca!

Desde que as abas surgiram nos navegadores, um dos grandes problemas para o internauta tornou-se encontrar rapidamente a aba com a página desejada. Aqui no Baixaki é comum uma janela de navegação ter dez, às vezes até vinte abas abertas, e como é de se imaginar, encontrar a divisão certa não é tão simples.

O Opera, entretanto, tem algumas maneiras bastante interessantes de colaborar com essa busca. Enquanto outros navegadores transitam pelas diversas abas de maneira sequencial através do atalho CTRL+TAB, o Opera exibe um painel contendo os títulos de todas as divisões do browser, acompanhados de uma miniatura que exibe o conteúdo da página destacada.

Painel com as abas abertas e a miniatura da página quando acionado o ALT+TAB

Quem não gosta de usar atalhos de teclado também tem mais facilidade em encontrar a aba correta no Opera. Para isso, o usuário pode escolher entre duas opções de exibição de miniaturas dos sites carregados.

Miniatura da página carregada em uma facilita a navegação por vários sitesA primeira opção é o Painel de miniaturas, obtido aumentando a área destinada às abas. Basta arrastar a divisão entre abas e barra de endereços do navegador para baixo e automaticamente o Opera passará a exibir as imagens de cada site. A desvantagem deste método é o espaço ocupado pelas miniaturas, que diminui consideravelmente a área destinada à navegação.

Como meio termo entre o atalho de teclado e o painel de miniaturas, o usuário que preferir manter as abas mínimas comuns a todos os navegadores pode deixar o mouse sobre uma das divisões durante alguns segundos. Com isso, uma imagem do site carregado apenas naquela aba será exibida como um pop-up.

Tudo ao alcance

A barra lateral do Opera é um painel de utilidades extremamente prático. Através dela é possível acessar todas as funcionalidades do seu navegador, inclusive as caixas de email e o gerenciador de downloads.

As ferramentas presentes na barra lateral também são personalizáveis, como quase tudo no Opera. Você pode adicionar ou remover funcionalidades com um clique esquerdo do mouse, e selecionando a opção “Personalizar”.

Funções extras

Assim como outros navegadores tem extensões e complementos, o Opera tem “widgets”. Esses  miniaplicativos trazem para o navegador uma enorme variedade de funções, sérias ou não, para melhorar a experiência do usuário.

Opera Widgets

Fonte: Opera

Vale citar que os “widgets” do Opera não funcionam da mesma forma que os complementos do Chrome e do Firefox, por exemplo.Widgets instalados na barra lateral do Opera

Enquanto as extensões dos outros navegadores funcionam dentro do aplicativo, os “widgets” atuam como programas separados, porém integrados ao navegador, acionados a partir da barra lateral.

Entretanto, a diferença conceitual dos “widgets” em relação às extensões também tem suas vantagens. Enquanto uma nova versão do Firefox praticamente inativa todos os seus complementos até que o desenvolvedor os atualize, os miniaplicativos do Opera não dependem da versão do navegador para funcionar.

Vale lembrar que o Opera também aceita a instalação de plugins e complementos que acrescentam funcionalidade ao navegador, da mesma forma que outros navegadores. Para conferir mais sobre plugins, visite o site oficial do aplicativo.

Com a sua cara

Uma das grandes vantagens do Opera sobre os outros navegadores é a quantidade de maneiras pelas quais ele pode ser personalizado. Enquanto o Chrome e o Firefox utilizam temas que praticamente mudam a cor e a forma de determinadas regiões dos programas, o Opera permite que o usuário desloque regiões inteiras da interface para outros lugares, sem perder funcionalidade.

Alterações na posição de regiões inteiras da interface do Opera

Apesar de parecer absurdo distribuir as abas – com miniaturas – para um lado, a barra de favoritos para o outro e enviar o campo de endereços para a parte inferior da tela, é uma questão de costume e de adaptação.

Em monitores widescreen, por exemplo, o aproveitamento da tela nessa configuração é muito maior do que na disposição normal das várias ferramentas do navegador. Da mesma forma, em netbooks e tablets, esse nível de personalização permite explorar ao máximo as pequenas dimensões da tela.

Tema padrão do Opera Tema Windows

Tema c00 Tema mOI

Como não podia deixar de ser, o Opera também conta com temas que alteram cores e estilos de botões.

Acesso rápido

Speed Dial

Apesar do Safari ter o “Top Sites” e o Chrome também apresentar miniaturas dos últimos sites visitados, só o Opera tem o “Speed Dial”. Falando a verdade, essas funcionalidades dos outros navegadores foram baseadas na opção de “página em branco” com links para favoritos do Opera.

Recursos mil

OperaAlém de tudo isso, o Opera ainda conta com várias outras funções menores que servem tanto para facilitar o dia a dia de navegação quanto para fornecer conteúdos diferentes ao usuário. Desde a versão 10.60 o navegador apresenta suporte para geolocalização, por exemplo.

Outras características dignas de nota do Opera são o “”WebM” – extensão de vídeo considerada por muitos como “o futuro do vídeo online” a partir do HTML5 – e a possibilidade de salvar sessões de navegação para recuperar todas as abas com um clique.

.....

Como dito anteriormente, a escolha por um navegador em detrimento de outros é uma questão extremamente pessoal, no entanto, agora você conhece um pouco mais do Opera, e pode utilizar essa informação como base para uma decisão mais consciente.

O mais importante é, independente do aplicativo que você utilize para navegar, estar sempre ligado nas ameaças existentes na rede, bem como na enorme quantidade de coisas legais encontradas via internet.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!