Como desabilitar o Java no seu navegador

3 min de leitura
Imagem de: Como desabilitar o Java no seu navegador

(Fonte da imagem: Java)

Uma falha na segurança do aplicativo Java com base no plug-in de conexão do programa com a internet tem deixado computadores com sistema Windows vulneráveis a vários tipos de malwares, sem falar que abre uma porta para invasão de hackers.

Essa preocupação com os mecanismos Java não é de hoje. Desde que foi disponibilizada a versão 7 do aplicativo, há mais de um ano, apareceram diversas falhas e instabilidades que comprometem a navegação e colocam em risco o sistema operacional de computadores pessoais.

Saiba mais sobre as falhas no Java em nossos artigos: “Novas falhas de segurança do Java permitem instalação de trojans em PCs” e “Inúmeras falhas no Java possibilitam a infecção de 2 milhões de PCs”.

Desde então, recomenda-se que os usuários mantenham a versão 6 do programa ou então desabilitem o aplicativo do navegador. Quem está com a versão 7 instalada no computador pode também procurar as mais recentes atualizações que visam corrigir essas vulnerabilidades.

Seu computador está ameaçado?

Para saber qual é a versão do Java na sua máquina, você pode acessar a página de teste oficial do desenvolvedor através deste link. Nesse site, você pode verificar se há algum aplicativo Java rodando no sistema, e, em caso positivo, descobrir qual é a versão existente no seu PC processando uma rápida aplicação (é preciso aceitar e dar as permissões necessárias para executar o Java).

(Fonte da imagem: Reprodução/Java)

Como é possível ver pela foto acima, a própria página do Java informa, no entanto, que existem questões de segurança ao usar o aplicativo em sistema operacional Windows, recomendando a instalação de versões mais antigas do programa.

Você também pode executar um segundo teste para verificar a vulnerabilidade do seu computador através deste link. O site é destinado especificamente para analisar a possibilidade de ameaças através do aplicativo, e em caso afirmativo recomenda que se desabilite o Java do navegador.

(Fonte da imagem: Reprodução/ZScaler)

Desativando o Java nos principais navegadores

Caso os testes indiquem vulnerabilidades do Java, você pode seguir os passos abaixo para desabilitar a ferramenta do seu computador. Há diferentes mecanismos para fazer isso de acordo com cada navegador.

Google Chrome

No Google Chrome, a opção para desativar o aplicativo Java pode ser acessada através da aba de plug-ins do browser. Digite chrome://plugins na barra de endereço e pressione Enter.

Essa função lista todos os plug-ins instalados no navegador. Encontre o aplicativo Java entre os itens da seção e clique em “Desativar” para interromper seu funcionamento. O quadro deve ficar com um cinza escuro, e a opção de clique muda para “Ativar”, caso você queira reverter o processo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Mozilla Firefox

No Mozilla Firefox, digite about:add-ons na barra de endereços e pressione Enter. Selecione em seguida a aba Plugins do navegador para verificar os complementos dessa categoria.

Ao lado do item Java, você encontra opções para o funcionamento do aplicativo: “Sempre avitar”, “Nunca ativar” ou “Perguntar para ativar”. Escolha “Nunca ativar” para manter o programa desabilitado.

Vale notar que o Firefox indica a vulnerabilidade do plug-in Java nessa caixa de diálogo e recomenda que a ferramenta seja desativada.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Opera

Para interromper o plug-in Java no navegador Opera, os passos são semelhantes aos outros browsers. Digite opera:plugins na barra de endereço e pressione Enter para abrir a seção de complementos.

Encontre o kit Java e marque a opção para desativar a ferramenta.

(Fonte da imagem: Reprodução/GHacks)

Internet Explorer

Já para usuários do Internet Explorer, desabilitar o aplicativo Java é um pouco mais trabalhoso. Neste caso, é preciso abrir o Editor de Registro do Windows. Clique as teclas Windows e R e digite regedit para abrir o Editor.

Nessa janela, navegue pelas pastas e encontre o caminho HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings\Zones\3. Nesse campo, selecione o item 1C00, dê um clique duplo nele e mude seu valor para 0 (zero).

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vai fazer falta?

Os aplicativos e ferramentas Java muitas vezes vêm instalados em computadores pessoais por padrão, e muitos usuários ficam com a impressão de que o programa é necessário para uma melhor experiência de navegação na internet.

Porém, a execução em Java não é tão requisitada assim, e você pode muito bem realizar as suas tarefas diárias sem precisar do plug-in no seu navegador. Caso ainda tenha dúvida sobre a necessidade de manter ou não o complemento instalado no seu browser, faça um teste e desative o mecanismo Java.

Há uma boa chance de você continuar navegando pela internet sem problemas, erros ou requisições especiais; e, o que é ainda melhor, sem deixar o seu computador vulnerável a malwares e outros tipos de ameaças virtuais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.