Seleção: as melhores extensões para o Safari (Volume 1)

5 min de leitura
Imagem de: Seleção: as melhores extensões para o Safari (Volume 1)

A princípio ele só era disponível para quem usava o sistema operacional Mac, mas, aos poucos, ganhou versão para Windows – e com isso milhares de usuários ao redor do mundo. Este é o Safari, navegador da Apple que chegou a sua quinta versão com suporte para complementos.

As extensões que deram destaque ao Firefox – e até pouco tempo atrás eram exclusividade do navegador da Mozilla – também fizeram a cabeça dos desenvolvedores do Safari e agora é possível incrementar o programa com vários aplicativos extras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como o usuário do Baixaki não fica para trás nunca, nós organizamos para você uma seleção com dez extensões de destaque para o Safari. Esta é só a primeira de várias outras seleções envolvendo complementos e o navegador da Apple que vêm pela frente.

Procrastinate

Sabe aquela hora em que você está pesquisando na internet sobre um assunto, encontra várias coisas interessantes no caminho, mas não tem tempo para ler? O Procrastinate (com um título bastante sugestivo) ajuda você a salvar os links para ler depois. E como ele trabalha com outros serviços da web, é possível acessar os endereços de qualquer computador.

Procrastinate

O Procrastinate (“Procrastinar” em português e que tem o mesmo sentido de “deixar para depois”) permite que o usuário salve os links que não pode ver agora em quatros serviços diferentes: Instapaper, Pinboard, Read It Later e Delicious. Basta ter cadastro em um dos quatro (no caso do Delicious você pode logar com sua conta do Yahoo!) e salvar os links por meio dos atalhos da Barra de ferramentas adicionada ao navegador.

YouTube Wide

Já faz um tempo que o YouTube disponibiliza uma versão estendida do seu reprodutor de vídeos, só que para utilizá-la é preciso pressionar um botãozinho no painel de controle do player.

Quem usa o Safari e prefere as visualizações no estilo “wide” do maior portal de vídeos do mundo pode experimentar o YouTube Wide para que este modo de exibição torne-se o padrão todas as vezes que você assistir a um vídeo no site.

FastestTube

Aquele vídeo superjoia do YouTube pode ser seu para todo o sempre com o FastestTube. Este complemento adiciona um pequeno menu chamado “Download” que permite a você (adivinhe!) baixar o vídeo em questão nos formatos FLV ou MP4 (quando houver) em seu computador.

FastestTube

A extensão realiza de modo muito mais prático o serviço de outros programas à parte, pois justamente dispensa qualquer outra instalação. Porém, como os formatos baixados não são assim tão populares, você vai precisar, no mínimo, de um reprodutor com suporte para FLV – o que, convenhamos, não é tão difícil hoje em dia.

Widgets Bar

Uma barra simples na qual consta uma informação simples, mas importante: a temperatura de onde você se encontra. Além disso, com o Widgets Bar você pode ter até três relógios marcando a hora de diferentes lugares (ideal para quem viaja bastante com o notebook para locais com outros fusos horários) e também as atualizações de uma fonte de RSS.

Nas opções da extensão (guia “Extensões” no menu - Menu geral > Preferências ou atalho Ctrl + ,) é possível configurar todas as informações quanto ao que será exibido na Widgets Bar do Safari. Acesse e coloque o complemento para trabalhar a seu favor.

Duplicate Tab Button

Às vezes você está em uma página importante, mas começa a clicar e daqui a pouco nem lembra qual era a fonte. Então, você clica várias sobre o botão de voltar página para encontrar aquela que visualizava originalmente. Isso pode ser evitado com o Duplicate Tab Button.

Duplicate Tab Button

Com este complemento, basta um único clique sobre o botão na Barra de ferramentas para duplicar a aba atual. Ela se abre em uma nova aba e você pode clicar à vontade na página que está vendo. Depois, para encontrar o original, é só acessar a aba ao lado.

Gmail Counter

O Gmail tem milhões de usuários e é capaz de receber emails de outras contas (inclusive de outros serviços, como Yahoo! Mail e Hotmail), por isso se tornou uma referência quando o assunto é correio eletrônico.

O complemento Gmail Counter mistura o email da Google com o navegador da Apple, adicionando um contador de novas mensagens recebidas em sua caixa de entrada, diretamente na Barra de ferramentas do Safari, ao lado dos botões para retroceder e avançar a página exibida.

Google Apps Extension

Você usa os serviços de email, agenda, documentos e leitor de RSS da Google? O Google Apps Extension adiciona atalhos para todas estas ferramentas em uma Barra de ferramentas e ainda permite o acesso a contas diferentes para os serviços, basta configurar as funções do programa no menu “Extensões” nas preferências do Safari.

Google Apps Extension

Além disso, uma opção interessante é a possibilidade de acessar páginas de email de domínios que usam o Google como serviço de correio eletrônico e tudo o mais. Isso normalmente ocorre em empresas: o sistema usado é o da Google, mas o domínio é personalizado ao invés de ser “gmail.com”.

Better Facebook

Para quem aderiu ao Facebook, a maior rede social do mundo, o Better Facebook é uma extensão de grande utilidade. Ele é um complemento que trabalha em conjunto com o Facebook, permitindo ao usuário reorganizar sua página no site de relacionamentos de modo a torná-la mais funcional.

O complemento dá uma turbinada ao site, evitando o desperdício de tempo para encontrar páginas específicas dentro de sua conta. É possível editar as opções e configurar manualmente o que deve ou não ser exibido nos painéis de sua página inicial.

Add to Reader

O Google Reader é um dos leitores de RSS mais utilizados do mundo. Além da organização e do uso intuitivo, sua grande vantagem em relação aos serviços de desktop é o fato de não precisar de instalação e poder ser acessado em qualquer lugar do mundo.

Add to Reader

Se você usa o serviço da Google, o  Add to Reader adiciona um simples botão à Barra de ferramentas para que você se inscreva nos feeds das páginas que visita. Basta um clique e pronto, a página é carregada diretamente no Google Reader.

Imgur Upload

Compartilhar fotos na web com links pode ser algo trabalhoso. Isso porque você precisa entrar em um site de compartilhamento, acessar sua conta e enviar a imagem para só então acessar o link direto do arquivo. Com o Imgur Upload, você faz tudo isso por meio de dois cliques.

Clique com o botão direito do mouse sobre uma imagem aberta no Safari e depois em “Upload image to Imgur” para iniciar o envio e, logo depois, obter o link para enviar aos seus contatos. É possível ainda ativar o editor de imagem para ser aberto logo que a imagem é hospedada no imgur.com e realizar pequenas correções na figura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.