Mozilla Firefox Tab Candy: primeiras impressões

5 min de leitura
Imagem de: Mozilla Firefox Tab Candy: primeiras impressões

Poucos segmentos apresentaram tantas novidades nos últimos anos como os navegadores. Desde a adoção do sistema de abas até a disponibilização online de sites favoritos, a grande verdade é que entre mudanças drásticas e sutis, a cada nova versão lançada o usuário tem motivos de sobra para testar as novidades.

Lançado há pouco mais de cinco anos, o Mozilla Firefox é um dos browsers que conseguiu maior destaque junto aos usuários. Rapidamente consolidou o segundo lugar na preferência do público e, para muitos especialistas, seu crescimento constante é uma ameaça em potencial para o Internet Explorer, líder de mercado.

No entanto, mais uma vez o navegador da Fundação Mozilla tem tudo para voltar ao centro dos holofotes e conquistar a atenção de novos usuários. A novidade ainda está em versão de testes, mas já impressiona pela simplicidade de utilização e pela maneira natural com que se adapta na navegação.

Introdução ao Firefox Tab Candy por Aza Raskin.

Conheça o sistema Tab Candy

Desde que surgiu nos navegadores, o sistema de abas rapidamente se tornou uma ferramenta obrigatória. Todos os browsers, por mais simples que sejam, adotaram esta modificação em suas versões seguintes. O conceito rapidamente se espalhou entre os usuários e hoje em dia é difícil encontrar quem não o utilize, ou sinta falta dele, em caso de sua ausência.

O próximo passo na evolução dos navegadores pode estar nascendo em uma nova versão do Mozilla Firefox. Surgido na área de experiência de uso do Mozilla Labs, uma espécie de laboratório da Fundação Mozilla para que desenvolvedores independentes testem novas possibilidades, o sistema em questão chama-se Tab Candy.

Visual do Tab Candy na versão Alpha

A novidade ficou a cargo da empresa Aza Raskin, uma das colaboradoras nas pesquisas de utilização do Mozilla Firefox. O Tab Candy nada mais é do que um aperfeiçoamento do sistema de abas somado às funcionalidades dos modelos de páginas de acesso rápido, presentes em navegadores.

A partir de agora é possível criar grupos personalizados de abas. Ou seja, se você é do tipo que abre diversas janelas ao mesmo tempo e costuma tratar de vários assuntos por vez, poderá agrupá-los de maneira organizada e de fácil acesso, bastando para isso apenas um arrastar as janelas com o mouse.

Opções de acesso rápido no menu superior

Um exemplo: suponha que você está acessando os sete sites da NZN enquanto procura por notícias gerais em outras páginas. Depois de abrir cada uma das janelas, basta criar um grupo específico e arrastar a miniatura do site em questão para dentro dele. Não há limites de quantidade de abas abertas, nem tampouco do número de grupos que podem ser criados.

O funcionamento é bastante intuitivo e a adaptação ao novo estilo é simples e rápida. Além disso, é possível renomear os grupos de abas e mantê-los salvos no computador. Ao reiniciar o navegador, por exemplo, é possível ir diretamente para uma página de discagem rápida composta pelos grupos da maneira com que você organizou.

Visual da versão Alpha

Como testar a novidade?

O novo Mozilla Firefox, ainda em versão Alpha, já está disponível para download. No entanto, salientamos que esta é uma versão de testes e não é recomendado utilizá-la ainda como seu navegador padrão, por questões de segurança e mesmo pela falta de alguns recursos básicos que ainda serão incluídos antes do lançamento oficial desta versão.

Mozilla Firefox Tab Candy Alpha

Para baixar o aplicativo, clique no botão acima para fazer o download. Você será direcionado para uma página em que estão listadas diversas opções do navegador, para distintas versões e sistemas operacionais. Escolha aquele que mais se adapta ao seu computador.

Em seguida, procure pelo arquivo executável do aplicativo (extensão EXE). Faça o download e instale normalmente. Importante: se você já utiliza o Mozilla Firefox esta versão Alpha vai se sobrepor a atual versão do seu navegador.

Por isso é recomendável salvar seus dados favoritos antes da instalação. Para retornar a versão atual do Mozilla Firefox é preciso excluir a versão Alpha e baixar e instalar novamente a versão anterior. Você encontra a versão mais recente do Mozilla Firefox para download neste link.

Próximas melhorias no Tab Candy

Além desta novidade, as versões futuras devem ganhar outras melhorias. Em um vídeo exibido juntamente com o lançamento é possível conferir quais são elas. O foco vai desde a integração com outros aparelhos até extensões para implementar novas funções de organização.

Busca interna

Para quem tem poucas abas abertas pode até ser fácil localizar a página ou a informação desejada. No entanto, caso você tenha mais de dez páginas abertas a situação pode ficar complicada. Para poupar tempo uma das funções acrescentadas será a de uma busca interna por conteúdo específico apenas dentro das abas abertas.

Anotações baseadas em abas

Acostumamo-nos a salvar uma página da web nos favoritos e organizá-la dentro de pastas. A proposta do Tab Candy é que a adição de abas venha acompanhada de suas miniaturas, todas organizadas dentro de grupos. Para identificá-los será possível não só renomeá-los como também adicionar um comentário.

Extensões para organização de grupos

As possibilidades de organização de abas por grupos poderão ser aprimoradas por outros desenvolvedores. A ideia é que existam extensões capazes de apresentar novos serviços para o Tab Candy do navegador. O limite é a criatividade dos programadores.

Organização por fluxograma

Outra proposta dentro da organização de abas por grupos é a possibilidade de criar fluxogramas a partir das miniaturas de sites. Dessa forma, o próprio navegador passa a ser uma ferramenta de apresentação, permitindo que a visualização de informações fique mais clara e acessível.

Sincronia com celulares

Quer copiar o conteúdo e a disposição das abas que você criou para o seu celular? Fazer isso será muito simples graças a um recurso que permitirá a sincronia entre o PC e as plataformas móveis. A conectividade entre ambos será feita online, bastando para isso acessar o seu perfil de conta.

Opções para organização dentro da Tab Candy

Sincronia com os seus amigos

De todas as novidades essa talvez seja a mais curiosa. Uma das propostas do Tab Candy é a possibilidade de o usuário poder importar os grupos e a organização de abas dos seus amigos. O recurso é ideal para grupos de trabalho ou usuários que precisam ter acesso às mesmas informações em tempo real.

Organização e interatividade

Em uma primeira análise é possível perceber que o foco do Tab Candy é aumentar a integração entre os usuários bem como dispor as informações de maneira mais clara e organizada dentro do browser, poupando tempo na localização e acesso de conteúdo.

Vale ressaltar que nesta versão Alpha ainda não estão disponíveis todas essas novidades. O navegador, inclusive, ainda carece de uma melhor interface, é incompatível com complementos e não apresenta ao menos um botão para minimizar o aplicativo. Ou seja, vale baixar apenas como teste, não para substituir as atuais versões disponíveis.

O que você achou desta novidade? Será que o conceito proposto pelo Tab Candy vai se tornar uma regra também para outros navegadores. Deixe o seu comentário com as primeiras impressões sobre esta nova funcionalidade do navegador da Mozilla Foundation.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.