Aprenda a recuperar as configurações do Internet Explorer

Ninguém está totalmente imune dos malwares enquanto navega pela internet. Saiba como recuperar a configuração do Internet Explorer, um dos softwares mais visados dos ataques de pragas digitais.
  • Visualizações53.532 visualizações
Por Fernando Daquino em 24 de Maio de 2010

O Internet Explorer, apesar de todas as críticas que vem sofrendo em suas últimas versões, ainda é o navegador mais utilizado pelos internautas. Há quem não suporta utilizá-lo, mas o fato é que eliminá-lo da máquina não é uma boa ideia, pois muitos aplicativos desenvolvidos para a web são compatíveis apenas com o browser padrão do Windows.

A melhor opção é deixá-lo instalado e, vale a ressalva, atualizado no computador, mesmo que você não o use com frequência. Muita gente se pergunta: mas se eu não uso o IE, por que tenho que mantê-lo atualizado? Por um simples, mas perigoso, motivo: os ataques de malwares.

Por ser amplamente utilizado e ter algumas brechas de segurança (comum entre os navegadores), o Internet Explorer é um dos softwares mais visados por hackers e crackers. Se seu browser anda meio lento, perdeu algumas características que você havia definido ou apresenta mensagens de erro inesperadas, é bem possível que ela tenha sido afetado por algum malware.

Mesmo tendo cautela, nem sempre é possível ficar livre de todos os invasores que rondam nossas conexões com a internet. Portanto a Equipe Baixaki resolveu criar este artigo para ensiná-lo a reparar a configuração do Internet Explorer caso ele tenha sido bagunçado por alguma praga digital.

Pré-requesitos

- Antivírus à escolha do usuário. Sugestões gratuitas: Avast, AVG e Microsoft Security Essentials;

Avast

Clique para baixar

 

AVG

Clique para baixar

 

Microsoft Security Essentials

Clique para baixar

- Anti-spyware de sua preferência. Sugestões gratuitas: Spyware Terminator, Spybot e Microsoft Windows Defender;

Spyware Terminator

Clique para baixar

 

Spybot

Clique para baixar

 

Microsoft Windows Defender

Clique para baixar

 

- Internet Explorer 8.

Versão para Windows 2003 e Windows XP

Clique para Baixar

 

Versão para Windows Vista e Windows 7

Clique para Baixar

 

Faça você mesmo

Não aguenta mais a lentidão do Internet Explorer, fechar janelas que exibem erros que você não faz a menor ideia do que sejam ou definir requisitos toda vez que abre o navegador? Então está na hora de “zerar” seu browser, uma forma de recuperar as configurações do navegador e aumentar sua segurança ao navegar pela web. Vamos começar!

Atualizando o Internet Explorer

Este artigo foi idealizado para o Internet Explorer 8. Teoricamente, as versões anteriores mantêm boa parte dos comandos aqui explicitados. Mas é interessante, até mesmo para sua segurança ao surfar pela web, que o navegador esteja em sua última atualização.

Eliminando os malwares

A primeira coisa a ser feita é realizar uma limpeza completa da máquina, caçar todos os vírus, spywares, worms ou trojans. Afinal de contas, não vai adiantar nada renovar o IE se o problema está infiltrado em outra parte do computador, pois o procedimento não será efetivo e em pouco tempo você terá que refazê-lo.

Fique atento para não adquirir malwares

Nesse aspecto não vamos impor nenhum aplicativo em específico, mas assegure-se de que o antivírus e o anti-spyware que você utiliza sejam confiáveis e estejam atualizados. Lembre-se, o sucesso do processo depende desta etapa.

Caso não possua nenhum software de proteção, escolha e instale um antivírus e um anti-spyware (confira as listas no tópico Pré-requisitos). Em seguida faça o escaneamento completo de todo o sistema em ambos os aplicativos. Finalizada a verificação, você pode prosseguir para a próxima fase.

Jogue fora o que não usa

Os complementos e Barras de ferramentas, que muitas vezes são instalados por descuido do usuário e ficam apenas enchendo o navegador de lixo, são potenciais aberturas para a ação das pragas virtuais. Portanto, você deve excluir toda extensão que não seja essencial para a comodidade da sua navegação. O ideal é que não haja plug-ins.

Primeiramente clique em “Ferramentas” (1) e “Gerenciar Complementos” (2).

Acesse o gerenciador de complementos

Uma janela deve ser exibida contendo todos os complementos instalados no IE. Vasculhe todas as categorias em busca de serviços desnecessários. Para eliminá-los selecione-os e clique em “Desabilitar”. Para agilizar, você pode selecionar várias extensões de uma única vez, dessa forma a inscrição no botão muda para “Desabilitar Tudo”.

Desabilite as extensões desnecessárias

Casos mais graves

Se a situação do seu navegador está em estado mais avançado, ou seja, mal consegue abri-lo, rode-o sem ativar os complementos. Para fazer isso clique no botão “Iniciar’ e em “Todos os Programas”.

Siga as instruções

Ao mudar as opções exibidas, selecione “Acessórios”.

Siga a instrução

Em seguida, abra a pasta “Ferramentas do Sistema” e pressione “Internet Explorer (Sem Complementos)”. Esse modo seguro deve possibilitar que o IE seja aberto e você prossiga com o processo de configuração.

Abra o IE sem complementos

É chegada a hora

Com o Internet Explorer atualizado, máquina rastreada e complementos eliminados, é chegada a hora de reconfigurar seu navegador. Para acessar o menu de opções clique em “Ferramentas” (1) e “Opções de Internet” (2).

Acesse as opções de internet

Na janela apresentada selecione a aba “Avançadas” (3).

Selecione a aba de configurações avançadas

Clique no botão “Redefinir” (4).

Ative a opção indicada

Uma nova janela é exibida, selecione a caixa “Excluir configurações pessoais” e clique em “Redefinir” (5).

Inicie o processo de restauração

Aguarde o processo automático de redefinição dos padrões do navegador. Ao término desta etapa clique em “Fechar” (6).

Aguarde o término do processo

Com as configurações do browser redefinidas é solicitada a reinicialização do Internet Explorer. Cliquem em “OK” (7) na janela apresentada. Agora basta fechar e reabrir o navegador para as configurações entrarem em vigor.

Reinicie o navegador

Meu navegador não abre

O browser não abre? Isso significa que o navegador foi seriamente danificado. Calma, caro leitor, nem tudo está perdido. Clique no botão “Iniciar” e pressione “Painel de controle”.

Acesse o Painel de Controle

Na nova tela, selecione a opção “Rede e Internet”.

Visualize as opções de Rede e Internet

Pressione o link correspondente a “Gerenciar complementos do navegador” e siga as mesmas instruções do terceiro passo em diante do tópico anterior.

Verifique as Opções de Internet

E se não deu certo?

Os passos explicados neste artigo devem solucionar os problemas mais comuns relacionados à ação de malwares que bagunçaram o Internet Explorer. Existem situações mais graves, que dificilmente são resolvidas com definições de características do browser.

Se este procedimento não resolveu seu problema, procure mais informações no site de suporte técnico da Microsoft. Em último caso, faça uma nova instalação do navegador.

Novos problemas encontrados no navegador? Deixe seu comentário e ajude a informar os outros usuários do Portal Baixaki.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!