Faça seu navegador inicializar sempre em modo privado

3 min de leitura
Imagem de: Faça seu navegador inicializar sempre em modo privado

Privacidade é essencial em todas as esferas. Na internet, então, o cuidado deve ser redobrado. Hoje, os navegadores mais populares (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera) oferecem modo de navegação privado para que nenhuma informação de histórico, imagens, vídeos e texto seja armazenada no cache do navegador.

Por padrão, todo navegador é inicializado com suas configurações normais, então, faz-se necessário ativar o modo privado e ele só funciona durante uma sessão, ou seja, é necessário reativá-lo sempre que precisar.

O que poucos sabem é que uma simples linha de comando pode fazer com que seu navegador inicie sempre no modo privado. Agora, você vai saber como fazer isso em mais um guia passo a passo do Baixaki.

Pré-requisitos

Internet Explorer, Google Chrome e Opera precisam ser fechados, pois é necessário alterar as propriedades do atalho dos navegadores. A única exceção é o Firefox, pois ele permite forçar o modo privado através das configurações.

Também é recomendável acessar o Windows com privilégios de Administrador. Pode ser necessário confirmar mudanças como tal para que elas funcionem. Utilizamos as versões estáveis mais recentes de cada navegador. Clique para baixar caso precise.

Faça você mesmo

No Internet Explorer

Clique com o botão direito sobre o atalho do navegador e em “Propriedades”. Na aba “Atalho”, atente para o campo “Destino”. Ele exibe o comando que executa o navegador. O navegador da Microsoft usa o InPrivate para não registrar dados da navegação. Basta adicionar o comando “-private” (sem aspas) ao endereço do campo “Destino”, como você confere na imagem.

Adicione o comando com um espaço após o endereço de destino.

Lembre-se que as mudanças de um atalho não funcionam em outro. Por exemplo, se você alterar as configurações de um atalho na Área de trabalho, o atalho no Menu Iniciar não será modificado.

Confira se o atalho funcionou, prestando atenção à barra de ferramentas e à página inicial que é modificada quando o navegador é inicializado. Para voltar ao modo normal, basta apagar o comando “-private” do atalho.

IE no modo privado.

No Firefox

Não é necessário usar linha de comando no Firefox. Vá em “Ferramentas”-“Opções”. Na aba “Privacidade”, escolha a opção “Usar definições personalizadas para o histórico” e marque a caixa “Iniciar automaticamente o Firefox numa sessão de navegação privada”. Ainda é possível definir se o navegador deve aceitar cookies de sites.

No Firefox não é sequer necessário usar linha de comando.

No Chrome

O modo privado de navegação do navegador da Google chama-se Incognito. Clique com o botão direito sobre o atalho do navegador e em “Propriedades”. Na aba “Atalho”, atente para o campo “Destino”. Ele exibe o comando que executa o navegador. Adicione o comando "--incognito” (sem aspas e com dois hífens antes da palavra). Confira na imagem:

São dois hífens neste caso, preste atenção.

Lembre-se que as mudanças de um atalho não funcionam em outro. Por exemplo, se você alterar as configurações de um atalho na Área de trabalho, o atalho no Menu Iniciar não será modificado. Assim como no Internet Explorer, você percebe que o navegador está no modo privado pela barra de endereços e pela nova página inicial.

No Opera

Clique com o botão direito sobre o atalho do navegador e em “Propriedades”. Na aba “Atalho”, atente para o campo “Destino”. Ele exibe o comando que executa o navegador. O Opera tem funcionamento diferenciado de todos os outros, pois usa navegação por abas. Neste caso, o comando é “–newprivatetab” (sem aspas).Com este comando, o Opera ativa uma aba em branco, uma aba privada e qualquer configurações que esteja definida.

Lembre-se que as mudanças de um atalho não funcionam em outro. Por exemplo, se você alterar as configurações de um atalho na Área de trabalho, o atalho no Menu Iniciar não será modificado. Para confirmar o modo privado, preste atenção ao ícone da aba, e lembre-se de que somente tal aba funciona neste modo, e não o navegador como um todo.

Esperamos ter ajudado você em mais um guia passo a passo. Tenha em mente que o modo privado de um navegador pode ocasionar problemas em páginas que exigem login e senha. Se você tiver esse ou outros problemas, confira este artigo sobre como resetar o seu navegador às configurações originais. Até uma próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.