Qual a melhor página inicial para sua navegação?

Fofocas, notícias do mundo, entretenimento e propagandas ainda fazem parte da sua página inicial? Conheça alternativas interessantes e criativas para aproveitar melhor sua navegação.
  • Visualizações20.149 visualizações
Por Rodrigo Prada em 24 de Fevereiro de 2010

Quem nunca se pegou assistindo a vídeos engraçados ou lendo notícias quando na verdade abriu o navegador para verificar sua caixa de mensagens ou conferir seu extrato bancário? Isso é comum porque somos bombardeados por uma quantidade imensa de informações variadas em diversos locais da internet.

Desviar um pouco do assunto não é necessariamente mau, mas certamente também não é bom quando estamos em busca de eficiência. Seja para não se distrair com bobagens, não perder uma notícia de interesse ou economizar tempo, confira as dicas de página inicial que o Baixaki separou para seu navegador.

Qual seu interesse?

Ao menos que este texto tenha sido copiado para outro site, você está visitando o portal Baixaki. Logo, pode-se deduzir que você se interessa por jogos, downloads, notícias referentes a tecnologia e novidades do mundo eletrônico. Ótima escolha, pois se trata de uma página dinâmica, com um foco bem definido e que atualiza seu conteúdo diariamente.

Baixaki Downloads, por que não?

Ao contrário, domínios muito abrangentes acabam poluindo a tela e distraindo o usuário com assuntos de menor interesse. Claro que o Baixaki é apenas um exemplo de site com foco bem definido. Quem gosta de games pode adotar Baixaki Jogos como página inicial e o Muita Música é perfeito para quem gosta de um bom som entre tantos outros.

Apenas o mínimo

A ideia de contar com uma página inicial em branco pode parecer estranha diante de tantas opções completas e personalizáveis, no entanto, ela é bastante utilizada. Não se trata de uma página propriamente dita, mas do conhecido about:blank, o oposto do que normalmente nos empurram.

Economize recursos com o about:blank

Já reparou que abrir uma nova aba consome recursos do seu computador e de conexão? Bem, isso não existe caso você selecione uma página em branco como sua página inicial. Ideal para bandas estreitas e computadores com poucos recursos, basta colar a sentença “about:blank” (sem aspas) em sua opção de página inicial.

O grande guru

Não se pode negar que a alternativa acima é perfeita para manter o usuário focado naquilo que deseja fazer. Outra opção eficaz é adotar a busca do Google. Além de leve, assim você evita o bombardeio de propagandas e notícias logo na primeira página.

Ótimo ponto de partida.

Por outro lado você também conta com as diversas ferramentas Google, que volta e meia acabam sendo requisitadas.

Tudo no mesmo lugar

E por falar no grande nome das buscas, seria impossível deixar de citar o iGoogle. A página de widgets é extremamente personalizável e permite que os usuários criem uma página inicial com todos os seus interesses.

Tudo que você precisa!

Contar com seus endereços favoritos, notícias fresquinhas e várias opções logo na capa do seu navegador é um verdadeiro serviço de primeira. Claro que o iGoogle já não se encaixa em um exemplo enxuto e exige uma conta para salvar suas preferências.

Livre acesso

Confirmar seu login está longe de representar um incômodo, mas certamente não é a alternativa mais prática. Se você não está disposto a entrar com seu nome e senha para contar com um serviço personalizado, fav4.org permite que você escolha quatro de suas páginas favoritas.

Seus favoritos sem nenhum login.

Nada de anúncios piscando na tela ou incontáveis páginas de texto, tudo o que você encontra é a logo das quatro páginas que escolheu. Para personalizá-las, clique no ícone da engrenagem ao canto da tela. fav4 salva sua escolha na forma de cookies, ou seja, você não precisa se preocupar com nomes e senhas.

Atalhos de navegador

Entre várias opções para sua página inicial, alguns usuários optam por todas elas de uma única vez. Quem já utilizou o Chrome sabe que o navegador exibe a miniatura das páginas mais acessadas pelo usuário em uma nova navegação. Já o Opera permite que você especifique até 25 endereços para as boas-vindas.

Miniatura dos sites favoritos.

Se você utiliza o Firefox, Speed Dial é uma extensão capaz de trazer as práticas miniaturas para a página inicial. A única diferença é que ele não as exibe ao abrir novas abas.

Sua própria página

Caso você possua uma página pessoal ou blog, por que não visitá-lo logo ao início da navegação? Manter seu espaço web atualizado é vital para garantir seu futuro. Afinal, ninguém gosta de visitar um endereço que parece abandonado.

Atualize seu próprio trabalho.

Outra solução para quem tem afinidade HTML é criar uma página de boas-vindas personalizada e salvá-la no diretório local. Funciona como o “about:blank”, mas ao invés de uma página completamente em branco, você se depara com suas próprias ideias.

As alternativas deste artigo não são as mais populares, elas ilustram um apanhado de ideias diferentes e originais. É incrível a quantidade de pessoas que não se dá ao trabalho de facilitar sua navegação personalizando sua página inicial.

E você, qual página inicial utiliza em seu navegador? Tem alguma sugestão interessante?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!