Dicas do Chrome: instale extensões no seu navegador

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Chrome: instale extensões no seu navegador

Adicionar recursos interessantes ao seu Google Chrome não é nem um pouco complicado. Entretanto, você só precisa se certificar de uma coisa: ter a versão para desenvolvedores instalada no seu computador. Então vem a pergunta “Mas e se eu não for desenvolvedor de softwares?”. Não há problema algum. Você vai usar esta versão pelo fato de ela estar “destravada” para complementos e extensões. Existe uma maneira muito simples para descobrir se a versão que você baixou é ou não a de desenvolvedores. Basta observar o endereço de download na barra do seu navegador.

Existem dois canais diferentes para fazer o download do Google Chrome, o “Beta” e o “Dev”. Este “Dev” vem de “developer”, ou seja, desenvolvedor em inglês. Portanto, observe se a linha de download possui o final “devchannel”. Caso esteja assim, instale normalmente. Depois, você já pode começar a planejar o que deseja ter como complemento no seu Chrome. Mas onde encontrar essas tão sonhadas expansões?

Verifique se o link do download é realmente este

Tudo que você precisa fazer é acessar o site www.chromeextensions.org com seu Chrome versão Developer e escolher a extensão desejada. Quando encontrá-la, clique sobre a imagem em miniatura (thumbnail) e, em seguida, clique no botão azul à direita que diz “+ Add to Chrome” (Adicionar ao Chrome). Feito isso, um aviso de início de download vai aparecer no rodapé do seu navegador. Basta clicar em “Salvar” para fazer com que o complemento seja baixado. Depois, uma janela aparecerá acima das outras. Clique em “Instalar” para que a extensão seja instalada com sucesso.

Baixe suas extensões!

Logo que você já tiver completado os passos citados acima, é hora de observar a aba de configurações da extensão instalada. Tudo depende do tipo de aplicativo instalado, do que você pretende ter no seu Chrome e das características principais dele. Um dos mais interessantes que se pode destacar dessa grande biblioteca é o Gmail Checker, que informa sempre que um email novo chegar à sua caixa de entrada. Outro tipo de aplicativo é o Facebook for Google Chrome,  alternativa para checar seus dados da rede social em ascensão no Brasil.

Configure suas extensões!

Controle suas extensões!

Portanto, se você gosta de complementos para navegadores, a versão de desenvolvedores do Google Chrome pode ser bastante interessante aos seus propósitos. Experimente trabalhar com uma biblioteca de utilitários das mais variadas famílias. Para visualizar todas as extensões instaladas, digite “chrome://extensions” na Barra de Endereços. Lembre-se de que é preciso tomar alguns cuidados, afinal estes complementos não são certificados pelo Google – logo, é preciso ter cautela para escolher o que vai ser utilizado no seu navegador.

Fique atento para mais dicas de Google Chrome no Baixaki!

Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.