Firefox: complementos para você ficar antenado em notícias e atualizações de seus sites favoritos

4 min de leitura
Imagem de: Firefox: complementos para você ficar antenado em notícias e atualizações de seus sites favoritos

A internet é vasta, imensa e praticamente infinita. Uma avalanche de novos conteúdos surge todos os dias em milhões de sites e mesmo para os mais entusiastas não é produtivo vasculhar em todas as suas páginas favoritas todos os dias, o dia todo, atrás de novidades e atualizações.

Soluções, obviamente, só aparecem depois dos problemas e neste caso não foi diferente. Para tornar mais fácil a vida dos usuários na hora de conferir o que há de novo em suas páginas favoritas em toda a web foram criados sistemas inteligentes para levar as informações até o usuário e podemos apontar pelo menos duas: RSS e Twitter.

RSS

Para suprir esta necessidade foi desenvolvida a ferramenta chamada de RSS (Really Simple Syndication), na qual a relação da internet se inverte: ao invés de você ir até os sites, são eles que vão até você. Através de um endereço disponibilizado pelo desenvolvedor, também conhecido como Feed, você recebe todas as atualizações de determinado site.

RSS

Existem inúmeros programas independentes para a utilização deste tipo de serviço. Você instala-o em sua máquina, cadastra os endereços de RSS que deseja e então fica antenado em todas as atualizações. Você pode encontrar também serviços online para o cadastramento e leitura de RSS, como o Google Reader.

Leia também:

RSS Baixaki
O que são Feeds?
Como usar o Google Reader
Dicas para Mac: leitores de RSS

Twitter

Uma febre recente da internet, o Twitter também pode ter uma função semelhante a dos RSS Feeds, pois através deles você pode ter acesso a atualizações de diversos sites e blogs. Isto porque estes sites e blogs passam a publicar, também via Twitter, links para suas últimas atualizações ou novidades mais quentes.

Twitter

Então o processo é muito simples: faça o login em sua conta, acesse o Twitter de outro usuário (no caso o blog ou o site que deseja acompanhar), comece a segui-lo e pronto. Como acontece no caso do Baixaki, em seu Twitter oficial (@baixakioficial), através deste serviço são publicadas as principais atualizações dos sites, um modo prático e interessante de se manter informado.

Leia também:

Por que o Twitter faz tanto sucesso?
Comunique-se melhor no Twitter
Aplicativos para melhor utilizar o Twitter

E o Firefox?

O Firefox se tornou bastante conhecido por ser um navegador mais prático – com a navegação em abas herdada do Netscape – e também por permitir a instalação de complementos que dão novas funcionalidades a ele. Como não poderia deixar de ser, existem uma série de complementos para a visualização de atualizações do Twitter e também de RSS diretamente do navegador. Conheça agora alguns destes aplicativos:

RSS

Google Reader Watcher

Um aplicativo discreto e simples para notificar as atualizações que aparecem em sua conta do Google Reader, este é o Google Reader Watcher. O ícone do programa fica no canto inferior direito do navegador e mostrará um número, indicando a quantidade de atualizações ainda não lidas em sua conta. Um único clique levará você à sua página do leitor de RSS da Google e, além disso, é possível marcar todas as atualizações como lidas diretamente do complemento.

Feedly

RSSFuncionando de maneira bem diferente do complemento anterior, Feedly é um aplicativo que incrementa sua página inicial, transformando-a em um painel com diversos itens de RSS de sua preferência. Uma das opções é agregar este complemento a sua conta do Google Readers (isso é feito automaticamente caso você esteja logado em sua conta ao instalar o complemento), exibindo as atualizações de maneira dinâmica e organizada.

Wizz RSS

De um modo um pouco mais simples e não tão atrativo (pelo menos no quesito visual) quanto ao anterior, o Wizz RSS é outra opção para visualizar e acessar seus Feeds RSS através do Firefox, sem precisar acessar nada além do próprio navegador. Aqui, diferentemente dos serviços citados acima, você não conectará o aplicativo a alguma conta já existente, mas precisará inserir os endereços todos. É possível importar conteúdo, o que torna o serviço de cadastramento algo extremamente simples.

Twitter

Echofon

O TwitterFox mudou de nome e se tornou o Echofon. Este é, sem dúvida, o mais popular complemento que mistura microblogagem e Firefox, com mais de 23.500 downloads no Baixaki. Através de um pequeno ícone no canto inferior direito do navegador você terá acesso imediato a todas as atualizações dos usuários seguidos por você. Além disso, será possível postar mensagens, respondê-las e retuitar qualquer um sem a menor dificuldade.

TwitKit

TwitterO TwitKit funciona de modo diferente do Echofon, pois exibe suas atualizações em uma aba lateral exclusiva, além de prestar várias informações diferentes: tweets públicos, atualizações de quem você segue, de amigos, de seguidores, citações e mensagens diretas. Bem utilizada, esta é uma ótima ferramenta para acompanhar as atualizações de seus sites e blogs favoritos.

Yoono for Firefox

Apesar de não ser um aplicativo exclusivo do Twitter, o Yoono for Firefox é também outro excelente complemento para aliar o mais famoso microblog da internet ao navegador da raposa. Este aplicativo congrega mensageiros instantâneos, como o Windows Live Messenger e o Google Talk, e redes sociais, como o Facebook, o Flickr e o Twitter. Através dele será possível, dentre outras coisas, visualizar os tweets de quem você segue para se manter bem informado.

Esta foi nossa seleção de complementos para Firefox que podem auxiliar os usuários a se manterem bem informados. Agora basta você cadastrar bons serviços de RSS em seus leitores, seguir sites e blogs interessantes em seu Twitter e receber todas as atualizações diretamente no Mozilla Firefox, o seu navegador favorito. Um abraço e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.