Dicas do Internet Explorer 8

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Internet Explorer 8

O Internet Explorer ainda é o navegador mais utilizado em todo mundo, mesmo tendo levado um bom tempo para sua sexta versão ganhar uma atualização decente, com mudanças efetivas como, por exemplo, a navegação em abas, campos de busca e tudo mais.

Desde a sua sétima versão, o navegador permite a utilização de complementos que pretendem tornar mais dinâmica e simplificada a navegação de todo e qualquer usuário. Se você continua a usar este navegador, o Baixaki disponibiliza agora uma lista básica de dicas que podem melhorar ainda mais sua experiência com a internet. Vamos lá?

Aceleradores

Uma opção bem interessante presente no IE8 são os Aceleradores. Através deles você tem uma ferramenta simples, discreta e ágil para pesquisas, traduções e muito mais. Selecione uma frase ou uma palavra em qualquer página e pare o cursor. Clique no botão azul que surgiu do lado e então selecione o que deseja fazer.

Aceleradores

É possível acessar a página oficial de complementos para o Internet Explorer e adicionar novos aceleradores ao seu navegador. Encontre o que você deseja e clique em Adicionar ao Internet Explorer.

Abas organizadas

Para quem demorou anos para se render à navegação em abas, o IE8 até que desenvolveu bastante neste aspecto e possui como item de série algo que outros navegadores só conseguem com complementos independentes. Aqui páginas relacionadas ao mesmo site serão exibidas de uma cor única, o que facilita a organização e também permite que todo o grupo seja fechado de uma só vez.

Abas organizadas

Complementos

Depois de muita resistência a Microsoft percebeu que complementos podem tornar o navegador ainda melhor e quem se preocupa em aproveitar o que a internet tem a oferecer está atrás disso.

O IE8 possui um gerenciador de complementos bastante interessante. Ele permite ao usuário saber quanto tempo cada complementou demorou para ser carregado, ou seja, se algum estiver interferindo no funcionamento do software você saberá qual é.

Além disso eles são organizados por fabricantes, ou seja, você poderá, de uma só vez, desinstalar todos os complementos de um mesmo desenvolvedor (mesmo que esta empresa venha a ser a própria Microsoft, por incrível que pareça).

Barra de endereços inteligente

Depois do Firefox 3.0 ter inovado com a barra de endereços inteligentes, vários outros navegadores também surgiram com essa. O IE8 não poderia ser diferente, porém, mesmo com o Firefox como inspiração, este recurso aqui é um pouco diverso do mesmo recurso no navegador da Mozilla.

Barra de endereços

Quando você digita um termo, no IE8 os resultados são exibidos e organizados. Aparecem separadamente a URL principal do site e em outra seção, chamada de Histórico, você verá as páginas que já visitou. Pode parecer simples mas isso facilita muito a encontrar o que se deseja na hora de visitar novamente determinados endereços.

Barra de busca

A última dica de hoje será referente à barra de busca. Assim como em outros navegadores, no IE8 você poderá adicionar novos e variados mecanismos. Ao selecionar um para fazer uma busca, conforme você digita o termo já é recebe sugestões de resultados, como no exemplo abaixo (previsão do tempo):

Barra de busca

É isso, caros leitores do Baixaki. Devagar o Internet Explorer está caminhando e melhorando. Como normalmente acontece no mundo dos softwares, ele tem como inspiração os avanços de seus concorrentes (e muitas vezes a recíproca é verdadeira). Por outro lado, para não tirar os méritos dos seus desenvolvedores, ele também aparece com algumas inovações. Se você é usuário deste navegador, espero que estas dicas simples ajudem a usá-lo melhor. Um abraço e até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.