O que é Cache?

  • Visualizações75.330 visualizações
Por Willian Fonseca em 26 de Agosto de 2008

Basicamente,  o termo cache pode ser compreendido como uma área de armazenamento onde dados ou processos freqüentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do seu hardware.

Exemplo

Esse tipo de função é utilizada em diversos tipos de dispositivos e softwares, com a mesma procedência. Um bom exemplo da utilização do cache em um aplicativo é o caso dos navegadores. Repare que os sites que você freqüenta constantemente costumam abrir mais rápido do que os que visita pela primeira vez.

Isso se deve ao fato do cache do navegador salvar a estrutura básica das páginas que você está habituado a visitar, poupando o tempo de download delas em exibições futuras. Ele salva os planos de fundo das páginas, principais links e diversos outros dados dela, o que torna a navegação mais rápida, fato ainda mais evidente para quem tem velocidades de conexão menores.

Resumidamente, cache refere-se a um espaço para o armazenamento de dados que têm boa probabilidade de serem utilizados futuramente. Ele está presente em softwares diversos, placas-mãe, discos rígidos e vários outros dispositivos que necessitem dessa função.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!