15 jogos que nem parecem que rodam no navegador [vídeo]

10 min de leitura
Imagem de: 15 jogos que nem parecem que rodam no navegador [vídeo]

Enquanto proprietários de consoles gastam semanalmente para adquirir novos jogos, usuários de computador ganham acesso a diversos títulos gratuitos para suas máquinas. A onda de games para navegador chegou com força, tanto por não requisitarem qualquer esforço para instalação quanto por funcionarem em todos os sistemas operacionais — claro, quando não há restrição no funcionamento de algum software que seja essencial para jogar.

O mais interessante, no entanto, é que os games para navegador evoluíram, ultrapassando algumas barreiras impostas no quesito gráfico. Aplicativos como o Adobe Flash Player, Adobe Shockwave Player, Java e Unity Web Player serviram como ferramentas para o aprimoramento nos visuais desses títulos exclusivos para computadores.

Ocorre que alguns títulos mais recentes impressionaram nossa equipe, o que nos motivou a criar uma lista para você conhecer jogos imperdíveis que rodam diretamente no navegador. Abaixo você confere os games separados em alguns gêneros básicos, cada qual com informações próprias e algumas imagens e vídeos.

Requerimentos de hardware

Os games desta lista rodam no navegador, contudo, isso não quer dizer que eles não exigem nada do hardware do seu computador. Alguns jogos são mais simples e não requisitam grande poder de processamento, outros exigem uma máquina razoável. Assim, não garantimos que os títulos funcionem muito bem caso a sua máquina não atenda aos seguintes requisitos:

  • Processador: dual-core de 1,6 GHz (ou single-core de 2 GHz);
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Placa de vídeo: onboard com 128 MB de RAM (compatível com Shader Model 4.0);
  • Espaço em disco: 200 MB (necessário para a instalação de todos os plugins).

Metralhe os inimigos - FPS

Considerando a grande procura por títulos do gênero FPS no Baixaki, nossa lista começa com jogos em que as armas são as únicas aliadas do jogador. Para infelicidade da maioria, Counter-Strike não tem uma versão para navegador, porém, outros títulos são muito semelhantes.

BeGone

  • Qualidade gráfica: 8/10

Falando em CS, nossa lista começa com o jogo BeGone, um game com gráficos ainda melhores do que os que são vistos no jogo da Valve e com jogabilidade muito semelhante. Em BeGone, existem dois times: a SWAT (parecidos com os “counter terrorists” do Counter-Strike) e a Militia (equivalente aos “terrorists”).

O objetivo é bem simples: matar os inimigos. Para tanto, o jogo disponibiliza algumas armas, as quais podem ser substituídas por versões melhores — você pode adquiri-las no começo das partidas. Você ganha mais dinheiro e pontos conforme a quantidade de vitórias do seu time e se você conseguir ficar vivo durante os combates.

Quake Live

  • Requer: plugin próprio
  • Qualidade gráfica: 9/10
  • Cadastro obrigatório
  • Necessário usar Mozilla Firefox, Internet Explorer ou Safari

Quake foi um dos títulos mais famosos do gênero FPS. A id Software, responsável pelo game, pensando no enorme sucesso dos jogos da série e na legião de fãs, lançou então o já aclamado Quake Live. Baseado na engine gráfica do terceiro título da série, esse game está próximo dos 200 mil acessos — apenas contando os dados do Baixaki.

Assim como ocorre nos modos multiplayer dos demais games da série Quake, na versão para navegadores também não há objetivos além de ser o grande aniquilador. Esse jogo, no entanto, possui diversas modalidades para você se divertir defendendo um time, capturando uma bandeira ou matando inimigos de formas diferentes.

Jogadores que preferem a série Unreal Tournament a Counter-Strike podem se divertir mais com Quake Live, pois existem algumas semelhanças notáveis. Vale salientar ainda que, por utilizar um plugin próprio, Quake Live só pode ser executado no Firefox, Internet Explorer e Safari.

Battlefield Heroes

  • Qualidade gráfica: 7/10

Falando em clássicos, não poderíamos deixar de falar do grande Battlefield. Um dos games mais consagrados quanto à abordagem das grandes guerras mundiais ganhou versão para navegadores. Trata-se de Battlefield Heroes, um título que promete ação semelhante à existente nos jogos da série, mas com um estilo gráfico diferenciado.

Battlefield Heros é um dos jogos mais completos de FPS para navegador. O game conta com dois exércitos, muitas armas, personalização de personagens, veículos e muitos mapas. Para deixar tudo ainda mais divertido, o jogo tem alguns modos diferentes, e o mais recente é o de proteger a bomba. Uma novidade interessante é que agora Battlefield Heroes é compatível com os principais navegadores, possibilitando que todos participem da guerra.

UberStrike

  • Qualidade gráfica: 9/10
  • Cadastro obrigatório

O último título FPS de nossa lista é UberStrike. Conhecido anteriormente como Paradise Paintball 3D, o game propicia uma guerra de tinta entre os jogadores. Com gráficos exuberantes, o jogo impressiona até os gamers mais exigentes. Assim como outros congêneres, em UberStrike também é possível mudar as roupas do personagem.

O alto nível de personalização, aliado ao arsenal de armas, faz de UberStrike um título diferente, que já ultrapassou os 100 mil acessos (dados do Baixaki). O game ainda traz muitas paisagens para garantir o derramamento de tinta pelos belíssimos cenários. Um dos diferenciais desse jogo é a possibilidade de brincar dentro do Facebook, portanto, caso você seja cadastrado na rede social, pode desafiar seus amigos.

Tome seu próprio rumo - RPG

É bem provável que você já tenha notado que o Baixaki possui uma infinidade de títulos do gênero MMORPG. A procura por games desse tipo é grande, afinal, muitas pessoas são fãs de World of Warcraft e Diablo — grandes títulos que consagraram o gênero RPG. Nossa lista continua com alguns jogos que valem a pena ser conferidos.

Drakensang Online

  • Qualidade gráfica: 7/10
  • Cadastro obrigatório

Drakensang Online é um jogo para navegador que coloca você dentro de um universo místico. No game, criaturas esquecidas pela humanidade e humanos guerreiam para definir quem deve ter o controle do mundo. Os humanos lutam para acabar com o culto que venera o Dragão, o qual foi estabelecido por todas as criaturas que se voltaram contra a raça humana.

Em Drakensang Online, você poderá escolher se deseja ser um mago ou um guerreiro. E conforme progride em suas batalhas, você poderá evoluir e se tornar um dos mais poderosos humanos do game. O jogo lembra muito o clássico Diablo II, tem gráficos de boa qualidade e não requisita nada além da tecnologia Java. Vale salientar que agora é possível se conectar usando uma conta do Facebook.

Pet Forest

  • Qualidade gráfica: 5/10

Lembrando um pouco o aclamado Ragnarok, Pet Forest vem como alternativa para os jogadores que preferem desfrutar do gênero MMORPG sem ter de brincar em cenários escuros e repletos de monstros bizarros. Em Pet Forest, você contará com um bichinho de estimação, o qual lhe ajudará durante as batalhas.

Utilizando o estilo de desenho presente nos animes japoneses, o jogo conquistou uma legião de fãs. São diversas missões, inimigos, itens e personagens para interagir. Há jogadores de diversas partes do mundo, o que garante muita diversão nas conversas com usuários de outros países.

Grand Epic Online

  • Qualidade gráfica: 6/10
  • Cadastro obrigatório

Em Grand Epic Online, a raça humana está um tanto quanto perdida. Depois de muitos conflitos, a briga entre duas tribos resultou na morte da deusa criadora do mundo. Em meio a muito caos, o combate entre as diferentes raças continua, mas o mundo está um bocado obscuro.

Agora, cabe a você entrar no combate, escolher uma classe e tornar-se um grande herói para mudar o destino do mundo. E claro, como em todo bom RPG, em Grand Epic Online você deverá realizar missões e investir os pontos adequadamente para criar um personagem forte, que esteja pronto para qualquer desafio.

Fusion Fall

  • Qualidade gráfica: 6/10

Criado pelo Cartoon Network, Fusion Fall é um MMORPG que coloca você no campo de batalha com os personagens que compõem o universo de desenhos animados do canal. As figurinhas carimbadas que encantam crianças do mundo todo precisam de sua ajuda para enfrentar uma perigosa invasão alienígena.

Entre os principais personagens, podemos destacar o cientista Dexter, o garoto Ben 10 e as Meninas Superpoderosas. Ao contrário dos inúmeros jogos presentes no site do Cartoon Network, Fusion Fall possui ambientação tridimensional, diversas missões e muitos itens para incrementar a experiência no mundo dos desenhos.

Acelere ao máximo e chegue primeiro - Corrida

Ainda que a paixão nacional seja o futebol, muitas pessoas adoram o automobilismo. Se o assunto são games, aí sim é notável o quanto existem pessoas que gostam de alta velocidade. Pensando nisso, separamos alguns títulos de corrida para você mostrar que é o melhor nas pistas, seja acelerando ou atingindo alvos específicos.

InvinciCar Online

  • Qualidade gráfica: 8/10

Você tem gasolina nas veias? Os jogos de carro são tudo para você? Então, InvinciCar Online é o jogo perfeito para você que deseja se divertir com carros robustos e abusar da velocidade. O game proporciona corridas entre os tantos jogadores que estão sempre online. O grande desafio é vencer o adversário para faturar uma grana que pode ser investida na compra de carros melhores.

Assim como ocorre em outros jogos de corrida, em InvinciCar Online você também pode melhorar o desempenho do seu veículo. Com o dinheiro faturado é possível instalar um novo motor, rodas e outros itens. O jogo é perfeito para participar de rachas, ainda mais com os gráficos de alta qualidade e com os automóveis que contam com nitro.

Raptor Safari

  • Qualidade gráfica: 7/10

Fugindo do padrão corrida, Raptor Safari é um jogo que consegue ser totalmente diferente. No game, a grande missão é atropelar o máximo de dinossauros que você conseguir. Você conta com um jipe e deverá acelerar muito para bater com força nas criaturas mais aterrorizantes de todos os tempos.

O game conta com um cenário bem amplo, com uma vegetação muito bonita. Quebre seus recordes, colete itens secretos e não dê chance para os dinossauros que estão à solta. Com gráficos bonitos, o jogo é uma grande opção para quem busca um passatempo divertido e rápido.

Police Pursuit

  • Qualidade gráfica: 6/10
  • Rede social: Orkut

O último game de corrida de nossa lista não é exatamente um jogo para desafiar os amigos nas pistas mais alucinantes. Em Police Pursuit, você banca o policial que está cumprindo a lei e que deve bater com toda a força no carro dos bandidos para detê-los.

As missões são bem simples e possuem tempos para serem executadas. Vale lembrar que esse jogo é exclusivo para gamers que estão cadastrados no Orkut.

Outros gêneros

Nossas últimas recomendações não foram classificadas nos gêneros citados. Contudo, são grandes títulos que merecem estar nesta lista. Conheça agora mais quatro títulos exclusivos para navegadores.

Star Wars: Trench Run

  • Qualidade gráfica: 7/10

Star Wars: Trench Run é um game oficial da série Guerra nas Estrelas. Nele, você deve controlar uma X-Wing (nave de combate da Aliança Rebelde) em diversas missões para destruir a Estrela da Morte. Para chegar ao grande objetivo, você deverá derrotar as Tie-Fighter (naves imperiais de caça), que insistem em tentar derrotá-lo.

O jogo possui diferentes tipos de câmeras e tem gráficos muito bonitos e sons incrivelmente detalhados (parecidos com os dos filmes). Controlar a nave também não é muito difícil, precisando apenas de alguns minutos para aprender. Se você é fã da série, não pode deixar de conferir Star Wars: Trench Run.

Ruined

  • Qualidade gráfica: 9/10

Ruined é um game de ação online que retrata uma São Francisco pós-apocalíptica. O pano de fundo do jogo é a guerra sem fim, que teve seus objetivos ofuscados pela enorme quantidade de pessoas que a adentraram com diferentes objetivos. Resta a você entrar no campo de batalha para aniquilar os oponentes.

Escolha entre seis classes (cada qual com atributos únicos), suas armas prediletas e  escolha uma das arenas para batalhar contra seus amigos em combates sangrentos. O visual do jogo é um dos grandes destaques e a ação contínua garante a jogatina por horas seguidas. Imperdível para gamers que não perdem um bom tiroteio.

Gunshine.net

  • Qualidade gráfica: 6/10

Gunshine.net é um game de ação em que a missão principal é a destruição da megacorporação Labycore. Essa empresa ilude as pessoas com promessas falsas e leva-as para uma ilha artificial. Como você foi uma das vítimas, deverá se unir com seus amigos para acabar com as gangues controladas pela Labycore e, com isso, abrir caminho para fora da ilha.

O jogo possui diversas missões e você deverá ser sanguinário para acabar com os inimigos. Com um visual bem elaborado e muitos personagens se movendo na tela, o jogo torna-se uma excelente opção para jogadores que buscam games divertidos. Vale lembrar que é possível utilizar a conta do Facebook ou do Twitter para fazer login em Gunshine.net.

Tiger Woods PGA Tour Online

  • Qualidade gráfica: 8/10

Nossa lista de jogos para navegadores encerra com um grande título: Tiger Woods PGA Tour Online. O game de golfe é excelente para jogadores que buscam praticar o esporte sem sair de casa.

Entre em divertidas partidas contra os melhores jogadores do mundo e mostre que você é um profissional do gênero. O jogo tem alta qualidade gráfica e é uma grande alternativa para jogadores que um dia já curtiram outros joguinhos de golfe.

Divirta-se

Entre tantos jogos, conseguimos escolher 15 títulos realmente impressionantes. É possível que nem todos agradem a você, mas alguns valem para uma experiência. Você já conhecia algum desses jogos? Tem outro game para indicar? Deixe sua opinião abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.