Navegador integrado do Android ganha recursos importantes de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Navegador integrado do Android ganha recursos importantes de segurança
Imagem: Android Authority

Um recurso bastante utilizado do Android acabou de receber uma melhoria substancial em sua segurança. De acordo com a Google, uma atualização no componente WebView deve fazer com que o navegador integrado da plataforma ganhe uma dose extra de proteção, impedindo a ação de endereços maliciosos e invasores mal-intencionados.

O mini browser que acompanha o sistema mobile da Google é uma mão na roda para qualquer um que tenha um celular Android, fazendo com que o usuário possa visualizar páginas na web diretamente em outros apps, sem que necessariamente tenha que fazer a transição para o Chrome ou outro software dedicado. É isso que faz com que um link acessado via Facebook ou Twitter, por exemplo, seja aberto em uma janela de forma rápida e fácil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esquema de checagem de segurança

O problema é que toda essa simplicidade e eficiência abre portas que podem comprometer a segurança do seu dispositivo. Ciente disso, a Gigante das Buscas resolveu incluir o recurso de Safe Browsing (Navegação Segura) ao navegador em miniatura, fazendo com que qualquer clique passe sempre pelo gigantesco banco de dados de malwares e phishing da empresa.

A tendência é que a plataforma se torne mais segura

Adicionalmente, o update deve modificar a renderização de sites feita pelo WebView, dificultando consideravelmente o acesso de softwares maliciosos. O mais interessante é que os desenvolvedores podem habilitar essas novidades muito facilmente, tendo apenas que adicionar uma linha de código a seus apps. Com isso, a tendência é que a plataforma se torne consideravelmente mais segura no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.