"Falcon 9 Reutilizável" alça voo e pousa sutilmente logo em seguida [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: "Falcon 9 Reutilizável" alça voo e pousa sutilmente logo em seguida [vídeo]

Os foguetes utilizados como propulsores por naves que viajam ao espaço são inutilizados após a queima de combustível. Depois de atingirem determinada altura, as cápsulas se desmembram automaticamente em plena atmosfera, caindo então em algum lugar da Terra. Contudo, um projeto elaborado pela empresa SpaceX parece estar prestes a colocar fim a todo esse desperdício.

O vídeo exibido acima mostra o protótipo “Falcon 9 Reutilizável” (F9R) alçando voo. Como bem se pode notar, após atingir os 250 metros de altura, o foguete começa então a pousar graciosamente de volta à arena de lançamento. O objetivo da empreitada, conforme esclarece Elon Musk, fundador da SpaceX, é fazer com que viagens espaciais fiquem economicamente mais viáveis às empresas de transporte espacial.

Isso significa que o sistema desenvolvido pela companhia poderá fazer com que as cápsulas de lançamento de foguetes sejam reutilizadas após a queima de combustível. Mas nada está ainda concluído: ainda de acordo com a empresa, a ideia é aprimorar o sistema de “pernas de aterrissagem” – espera-se fazer com que elas se movimentem durante a decolagem e o pouso.

É importante dizer que esta é apenas a primeira fase de testes realizada pela SpaceX após a conclusão do programa Grasshopper de 2013. O voo de Falcon 9 foi feito sobre as terras de New Mexico (EUA).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.