Astrônomos encontram reserva de petróleo no espaço

Imagem de: Astrônomos encontram reserva de petróleo no espaço

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

De acordo com uma notícia divulgada pelo Instituto de Radioastronomia Milimétrica (IRAM), localizado na Espanha, um grupo internacional de astrônomos descobriu vastas quantidades de petróleo na Nebulosa Cabeça de Cavalo, localizada na Constelação de Órion.

Segundo o IRAM, os astrônomos detectaram a presença de uma nova molécula interestelar — chamada C3H+ — na nossa galáxia, pertencente à família dos hidrocarbonetos, ou seja, os compostos químicos que compõem o petróleo e o gás natural. Os cientistas fizeram a descoberta com o uso de um radiotelescópio de 30 metros, afirmando que essa região do espaço é uma verdadeira refinaria cósmica.

Petróleo espacial

Conforme explicaram os astrônomos, a Nebulosa Cabeça de Cavalo apresenta 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade de água existente no nosso planeta, e a descoberta pode reacender as discussões sobre o petróleo ter origem mineral em vez de ser um composto fóssil resultante da degradação de matéria orgânica.

Contudo, se a questão de como explorar a camada pré-sal parece complicada demais, imagine ter que viajar a 1.300 anos-luz da Terra — onde se encontra a Nebulosa Cabeça de Cavalo — para obter o inédito petróleo interestelar! Sem contar como essa novidade seria taxada caso fosse comercializada aqui no nosso planeta.