Missão cumprida: sonda Rosetta pousa após 12 anos e dá adeus [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Missão cumprida: sonda Rosetta pousa após 12 anos e dá adeus [vídeo]

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que a sonda Rosetta pousou com sucesso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, nesta sexta-feira (30), após 12 anos de missão. Para contar a história da sonda e explicar a importância do trajeto, a ESA preparou uma animação emocionante.

"Eu posso anunciar a descida completa e também declaro, por meio deste, que a missão terminou para a Rosetta", disse Patrick Marting, responsável pela missão da ESA após o encerramento do sinal de comunicação. "A missão Rosetta foi inspiradora para muitos. Histórica e pioneira, ela revolucionou a maneira que entendemos os comentas e o sistema solar. Adeus, Rosetta, você fez o seu trabalho de ciência espacial da melhor forma".

Foram 12 anos, ou melhor, 786 dias orbitando o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Agora, a sonda não transmite mais dados para a Terra, porém, os cientistas do projeto alertaram que serão necessárias "décadas" para trabalhar profundamente nas informações coletadas.

  • Abaixo, o momento em que a comunicação é encerrada

Sobre as informações? Bem, a Rosetta coletou dados de vapores de água, campo magnético, componentes orgânicos e estruturas químicas do cometa. Coisa para caramba, não? O mais bacana é que uma das descobertas feitas indica que a vida na Terra pode ser surgido por causa de cometas.

Se você quiser saber mais sobre a sonda, as descobertas e outras informações, pode clicar aqui.

Não são as cebolas

A ESA preparou uma animação especial contando a história da Rosetta. Do começo ao fim, você poderá acompanhar a trajetória da sonda em dois vídeos. Aliás, cuidado para não se emocionar:

O fim de Rosetta

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.