[Especial de Natal] A ciência comprova: Papai Noel não existe

3 min de leitura
Imagem de: [Especial de Natal] A ciência comprova: Papai Noel não existe

Atenção: este artigo é uma brincadeira e não tem a função ou intenção de acabar com a magia e alegria do Natal. 

Uma verdade está prestes a ser revelada. Tirem as crianças da sala, fechem as cortinas e diminuam o brilho do monitor. É difícil acreditar, nós sabemos, mas o Tecmundo conseguiu provas irrefutáveis de que... bom, aí vai: Papai Noel não existe.

Calma, calma. Não queremos destruir os sonhos da garotada ou a magia do Natal, mas é nosso dever utilizar a ciência e a tecnologia para elucidar certas questões de interesse público, tal como a existência do barbudo. Vamos aos fatos.

Muito chaminé para pouco Papai Noel

Existem hoje mais ou menos 2 bilhões de crianças e jovens com menos de 18 anos no mundo, principais presenteados do Papai Noel. Considerando que o velhinho gosta mesmo é da garotada que pratica o Catolicismo, podemos retirar deste número cerca de 15%, as 300 milhões de crianças praticantes de outras religiões, os não praticantes e os ateus.

Com uma média de 3,5 crianças por casa e supondo que pelo menos uma delas foi boazinha durante o ano e merece ganhar presentes, o Papai Noel precisaria visitar 91,8 milhões de lares. Isso equivale, em média, a 75,5 milhões de quilômetros a serem percorridos, da Austrália à Groelândia.

Devido às zonas horárias, o bom velhinho tem 31 horas para fazer a sua jornada de entrega de presentes, se viajar do leste para o oeste. 31 horas seriam suficientes para passar em 91,8 milhões de casas e percorrer 75,5 milhões de quilômetros? Se sim, o barrigudo ficaria magrinho e cansado ao entrar em 822,6 chaminés por segundo.

Noel-móvel: o veículo mais rápido do mundo

Para isso, o trenó mágico e super-ultra-blaster-duper-fantastic-pra-caramba rápido precisaria viajar a uma velocidade de 1.046 km/segundo. Wow!  Mas qual veículo no planeta consegue atingir uma velocidade dessas? Para você ter uma ideia, o avião supersônico do DARPA consegue chegar a 21.000 km/hora, cerca de 0.00584 km/segundo. Ou seja, nem a Agência de Pesquisas Avançadas de Defesa dos Estados Unidos seria párea para Papai Noel e seus ajudantes.

Tudo bem, suponhamos que a gangue do Natal tenha um veículo rápido assim e movido a nove renas, como reza a lenda. Cada rena tem mais ou menos 140 kg e cada presente pesa, no mínimo, 1 kg – ele é o bom velhinho, ele dá presentes bons, teoricamente!

Mas antes de continuar a falar sobre o peso, vamos a uma questão de ser ou não ser. Eu nunca vi uma rena voadora. Você já? De acordo com cientistas, há no mundo aproximadamente 1 milhão e 250 mil espécies registradas de animais, porém, eles estimam que existam de 10 a 30 milhões de tipos ainda desconhecidos – e, pela quantidade, podemos supor que são bichos de pequeno porte. Apesar da quantidade assustadora de animais não registrados, poucas são as pessoas que afirmam ter presenciado o elegante voo de uma rena.

Toneladas voadoras

Voltando à questão do peso, 1 bilhão e 700 milhões de crianças precisam receber seus presentes que pesam, no mínimo, 1 kg cada. São, então, 1,7 milhões de toneladas de presentes mais o peso das tradicionais 9 renas do trenó, cerca de 140 kg cada uma. No fim das contas, o trenó do velhinho pesa 1.700.001.260 kg mais o peso do gordinho, o qual eu não me atrevo a chutar – vai que ele fica ofendido e me nega presentes no ano que vem?Em solo, uma rena comum consegue puxar mais ou menos o seu próprio peso, 140 kg.  Ou seja, as nove renas voadoras não conseguiriam carregar tamanho peso pelos céus do planeta. Nem mesmo se fossem renas Chuck Norris ou bichanos muito bombados.

Agora, imaginemos que as superrenas do Noel existissem e conseguissem levar 10 vezes o seu próprio peso, mesmo assim seriam necessárias 214 mil delas para dar conta do recado.

A partir disso, poderíamos calcular a resistência do ar em uma jornada dessas e o calor gerado, já que o trenó do Papai Noel é uma espécie de jato ultra-mega-supersônico, e até mesmo a força centrífuga gerada por um monstro natalino do tipo, mas daí as contas se complicam e ainda há alguns presentes debaixo da árvore para abrir e um panetone para comer.

Feliz Natal, pessoal! Um forte abraço da equipe Baixaki e Tecmundo!

.....

Este artigo foi feito com informações de Murray Brozinsky. Algumas contas foram adaptadas e a lógica, revisada. Caso incosistências matemáticas sejam constatadas, informe-nos pelos comentários. E, é claro, isso tudo foi só uma brincadeira! :-)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.