Desktop personalizado: Natal

5 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Natal

“Jingle Bells, jingle bells, jingle all the way…” Ah, o Natal! Ele está prestes a chegar e o clima da data já está tomando conta das cidades, com lâmpadas coloridas e piscantes iluminando árvores imensas e enfeitando as ruas mais movimentadas do lugar.

Nessa época, não são as cores de um time que prevalecem e sim o vermelho e o verde, as colorações clássicas dessa data comemorativa. De dezembro a janeiro, os pinheirinhos e os presépios, cheios de bolas de Natal coloridas e de presentes com embalagens lindas, são montanos nos lares ao redor do mundo. Faz parte da tradição e da alegria do Natal reunir a família para dar conta de toda a decoração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ampliar

Mas e o seu computador, como fica nessa história? O seu fiel companheiro de madrugadas inteiras de estudo ou de jogos pesadíssimos também merece um carinho especial neste finalzinho de ano. Se você gostou da ideia ou já tinha isso em mente, confira as opções de personalizações natalinas que nós selecionamos justamente para isso, incluindo papéis de parede, ícones, temas, protetores de tela e muitos mais.

1. Temas: o Papai Noel está chegando!

Os temas têm a vantagem de trazer mais do que apenas um papel de parede: são várias as opções de personalização em um mesmo pacote, na maioria dos casos dentro do mesmo assunto. Nesta seleção, nós separamos algumas opções para o Windows XP, Vista e para o Windows 7.

Windows XP e Vista

Ampliar

O Microsoft Christmas Theme traz um papel de parede e um cursor inspirados no Papai Noel, o Bom Velhinho que enche as crianças de presentes no Natal. O boneco que surge como o ponteiro do mouse tem um dos braços levantados, segurando uma tocha que é acesa sempre que o computador está carregando algum programa ou fazendo uma ação.

Windows 7

Ampliar

No caso do Windows 7, oferecemos três opções de pacotes para você que adora os símbolos natalinos: Windows 7 Christmas Theme, Windows 7 News Christmas Themepack e Special Christmas Windows 7 Theme. Cada um desses temas traz cerca de dez papéis de parede, sendo que o primeiro deles também modifica os ícones da Área de trabalho e o cursor do mouse automaticamente.

2. Papéis de parede do Baixaki


Ampliar

Continuando a série de Estantes do Baixaki, nossa equipe criou cinco papéis de parede com a temática natalina, sendo que dois deles apresentam prateleiras, para que você possa posicionar os ícones sobre elas, e os outros três são apenas fundos de tela com figuras clássicas dessa data comemorativa.

 

3. Ícones

Como já é de costume nos artigos das Estantes do Baixaki, nesta seleção também vamos mostrar algumas opções de ícones para combinar com os papéis de parede. Você pode colocar a imagem do pinheirinho e deixar os atalhos com aparência de bola de Natal, por exemplo.

Outra opção é fazer de conta que os ícones, na verdade, são vários presentinhos e colocá-los na parte de baixo da tela, como se estivessem ao pé da árvore de Natal. Se você não quiser sair do alinhamento-padrão dos atalhos, pode simplesmente transformá-los em pastas natalinas para que o visual fique bem bonito.

As duas opções de pacotes de ícones são o Christmas By Aroche, que traz desenhos de presentes, bolas de Natal e de bengalas natalinas. Já o Christmas Iconorama apresenta diversos tipos de pastas, com figuras de Natal clássicas, como pinheirinho, Papai Noel, boneco de neve etc.

4. Wallpaper animado

Para quem gosta de uma tela mais dinâmica, existem algumas opções de papéis de parede com animações. Em vez de apenas aparecer como fundo de tela, eles trazem efeitos bem elaborados para o seu computador, acabando de vez com a monotonia e deixando a sua máquina em clima de Natal.

A primeira opção é o DesktopSnowOK, e a segunda é o Animated Snow Desktop Wallpaper. Ambos os papéis de parede trazem o efeito de neve caindo, o que é mais a cara de um Natal norte-americano do que brasileiro, afinal de contas, quando o feriado natalino chega nós estamos em pleno verão. Porém, a beleza da animação vale a pena e deixa um clima diferente na tela do seu computador.

5. Screensaver com flocos de neve

Quando a Área de trabalho para de ser mostrada para dar lugar ao protetor de tela, também é importante ter um programa que traga algo relacionado ao Natal. Os screensavers nfsSnowGlobe (Windows e Mac) e Christmas Symphony proporcionam esse momento todo especial.

O primeiro deles coloca a imagem um globo de neve com um pinheirinho cheio de presentes e ainda mostra um relógio digital que é ajustado automaticamente pelo sistema. O segundo traz três cenários diferentes, cada um deles com animais, neve, Papai Noel, luzes coloridas e outros elementos ligados à data.

O Natal gelado típico dos Estados Unidos mais uma vez é o foco das ilustrações. Mas os protetores bem trabalhados deixam a aparência do computador superlindo mesmo sem mostrar características puramente brasileiras.

6. Noite feliz! Mais enfeites para o desktop

Os papéis de parede, ícones e temas dão conta de enfeitar os elementos obrigatórios presentes na tela do seu computador. Porém, você não precisa ficar preso apenas a eles. Você pode colocar objetos que são até um tanto desnecessários, mas que são muito coloridos e bonitos, deixando a aparência da Área de trabalho ainda mais incrível.

Ampliar

Um exemplo disso é o Xmas Analog Clock, um aplicativo que adiciona um relógio analógico à tela do seu computador. O próprio Windows já oferece um marcador de horas na Área de notificação, você não precisaria instalar outro. Porém, este extra é tão colorido e tão bonito que fica difícil resistir.

O mesmo acontece com o globo de neve trazido pelo Christmas Snowball. O programa coloca na tela do computador um objeto animado que mostra os flocos de neve caindo sobre a paisagem que está dentro da bola de vidro.

7. Pinheirinhos de alegria no MSN

Agora que a Área de trabalho está toda enfeitada, colorida e linda, você pode aproveitar para mostrar para os seus amigos do MSN que você está superempolgado com o clima natalino. Para fazer isso, temos duas opções infalíveis que vão contagiar até mesmo os contatos mais ranzinzas.

Cenas

Durante o ano, várias opções de cenários para o MSN Messenger foram publicadas no Baixaki, cada uma com um tema diferente. Para o Natal, as cenas não podiam faltar! São dez opções de imagens que você pode colocar tanto na parte superior da tela principal do mensageiro quanto nas janelas de cada conversa.

Ampliar

Essa ferramenta funciona nas versões 2009 e 2011 do programa, sendo que na primeira delas você precisa acessar o menu de personalização e, para a segunda, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a parte superior da tela principal.

 Emoticons

A segunda dica de personalização para o MSN é o uso dos emoticons que o próprio Baixaki disponibiliza para você. Na página que mostra as figuras correspondentes ao Natal, são oferecidas seis animações, sendo que uma delas mostra um pinheirinho enfeitado e as outras trazem o Papai Noel em situações diferentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.